Novidades de fim de ano

Dezembro / 2020

A partir dessa edição os educadores baianos assumem o seu lugar no BLOG DO GPEC. Incluímos novas seções para contar história dos educadores do passado e para ouvir os professores do presente, os professores que em pleno século XXI atuam em nossas escolas nos diversos níveis do ensino fundamental e médio.

Veja as imagens abaixo. Clique para ver todas. Já viu essas imagens? Já ouviu falar desses professores?

Sabe quem são?

Reconheceu algum dos professores nas imagens acima? As novidades na edição de dezembro podem auxiliar esse reconhecimento.

NOVIDADES NO BLOG

O QUE VOCÊ SABE DOS EDUCADORES BAIANOS DO IMPÉRIO E DA REPÚBLICA? Sabe quem foram?

Para tornar conhecidos os educadores que com suas ações, escritos, reivindicações e lutas participaram da construção da nossa escola iniciamos na seção EXPOSIÇÃO ESCOLAR uma série de exposições contando um pouco sobre eles.

Clique para ver a exposição de dezembro Educadores Baianos do Império à República -Parte 1.

O texto – provocação da edição de dezembro trata das escolas do tempo presente e de um educador do passado. No texto o professor Ismael fala de Ernesto Carneiro Ribeiro, um professor do passado (foto ao lado) e de uma escola do presente, situada no município de Itaparica/Bahia.

Leia aqui o TEXTO -PROVOCAÇÃO Por que apagar o nome Carneiro Ribeiro?


NOVAS SEÇÕES NO BLOG DO GPEC

NEGROS NA EDUCAÇÃO BAIANA

Fruto da descoberta de fotografias em nossa pesquisa sobre a educação na Primeira República e de diálogos mantidos com a pesquisadora Ione Celeste estamos inaugurando nessa edição a Seção NEGROS NA EDUCAÇÃO BAIANA.

Clique aqui para entrar na seção NEGROS NA EDUCAÇÃO BAIANA

O texto DO IMPÉRIO À REPÚBLICA NA BAHIA: silenciamento, apagamento e invisibilidade de professores negros de Ismael Lage Pitanga inaugura a seção.

Veja o texto do professor Ismael

Na foto ao lado o professor Elias de Figueredo Nazaré que foi por muitos anos diretor da Escola Normal da Bahia.


VOCÊ É PROFESSOR OU GESTOR DO ENSINO FUNTAMENTAL, DO ENSINO MÉDIO?

Queremos conversar com você sobre sua escola, sua experiência, práticas pedagógicas e de gestão. Para isso construímos uma nova seção.

Clique para visitar a seção NÓS, PROFESSORES DO SÉCULO XXI

Esperamos e agradecemos sua visita.


VOCÊ CONHECE LIVROS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE AUTORES BAIANOS?

Conhece os livros cujas capas estão ao lado? Na Seção Referências para estudo da história da educação na Bahia você será mensalmente informado sobre obras de história da educação na Bahia, encontrará referências documentais e um repositório de documentos históricos.

Clique aqui para entrar na seção Referências para estudo da história da educação na Bahia .


MAIS NOTÍCIAS

sobre revistas

A Revista entreideias: educação, cultura e sociedade
comunica a publicação de seu último número. O periódico constitui-se em um dos veículos promotores da articulação entre pesquisadores, educadores e estudantes no campo da educação, compreendendo-o numa perspectiva ampla enquanto espaço de cultura inserido na sociedade contemporânea.
Navegue no endereço :

https://portalseer.ufba.br/index.php/entreideias/issue/current 

A professora Dra. Cíntia Luz, pesquisadora do Projeto Memória da Educação na Bahia informou sobre a nova edição da Revista Brasileira de Educação Básica. A Revista é um periódico eletrônico, de acesso aberto, para a divulgação das experiências escolares e das pesquisas em educação desenvolvidas na escola básica brasileira. Publica textos produzidos pelos (as) professores (as) da educação básica e das universidades brasileiras que trabalham em colaboração com os (as) mesmos (as).

Vale conferir a última edição https://ufmg.br/comunicacao/noticias/revista-brasileira-de-educacao-basica-chega-a-15-edicao


A equipe editorial da Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino  informou a publicação de um novo número. Trata-se de um periódico semestral, online,  associado ao grupo de pesquisa Núcleo de História Social e Práticas de Ensino (Nhipe/Cnpq) do Departamento de Ciências Humanas, campus VI, da Universidade do Estado da Bahia, localizado na cidade de Caetité, Bahia, e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) do Departamento de Ciências Humanas, Campus VI, da Universidade do Estado da Bahia. Confira em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/nhipe

Sobre contatos

O blog Modos de Fazer Educação na Bahia teve a honra de participar da live Falar de Educação na Internet: Experiências, mediada por Yolanda Assunção, coordenadora de Comunicação do Pensar a Educação, Pensar o Brasil. A live  contou com a participação das editoras do Blog e, também, pesquisadoras do GPEC: Candida dos Santos Monteiro, Elizabete Santana e Tiane Melo dos Anjos. Dialogamos com o professor Alessandro Carvalho Bica, Coordenador do Repositório Digital TATU sediado na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) RGS. Antes do início da live as “blogueiras” do GPEC tiveram alguns minutos de conversa com o simpático professor Luciano Mendes de Faria Filho.

Durante toda a live tivemos oportunidade de aprender e receber inspiração sobre falar de educação na internet , nossa pretensão ao criar esse Blog.

Para saber mais https://pensaraeducacao.com.br/blog/falar-de-educacao-na-internet-experiencias/

Para ver a live https://www.youtube.com/watch?v=NhxyxkGSc4o&t=164s

Sobre o Repositório Digital “TATU”

Foi muito prazeroso para as editoras do nosso Blog tomar conhecimento da existência do Repositório Digital Tatu coordenado pelo historiador e professor Alessandro Carvalho Bica. O Repositório é fruto das iniciativas do projeto “As Políticas Públicas de Formação de Professores em impressos pedagógicos: O caso da Revista do Ensino do Rio Grande do Sul (1951-1978)”, que desde 2015 tem como objetivo inventariar fontes de pesquisa relacionadas à história da educação, compondo um acervo digital acessível para outros pesquisadores. Além disso, imagina-se auxiliar na preservação e divulgação destes materiais. 

Vale ressaltar que professores de Salvador que iniciaram sua atuação entre 1960 e 1970 conheceram alguns números da REVISTA DO ENSINO DO RIO GRANDE DO SUL e envidavam esforços para adquirir suas edições.

CONHEÇA: http://sistemas.bage.unipampa.edu.br/tatu/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close