As novidades no mês 1 de 2021

Janeiro / 2021

UM COMENTÁRIO IMPORTANTE DO PESQUISADOR GILDÁSIO VIEIRA DE FREITAS

Na edição passada publicamos o Texto – Provocação Por que apagar o nome Carneiro Ribeiro do professor Ismael Lage Pitanga que trata de Ernesto Carneiro Ribeiro, um professor do passado (foto ao lado) e de uma escola do presente, situada no município de Itaparica/Bahia.

O texto provocou da parte de Gildásio Vieira de Freitas o seguinte comentário:

(…) me solidarizo com o professor Ismael Lage Pitanga parabenizando-o em primeiro lugar pela iniciativa ao tempo em que me incorporo na sua luta em defesa da memória de tão ilustre Itaparicano, o Emérito Educador Ernesto Carneiro Ribeiro, quê segundo seu relato no texto provocação do mês de novembro do ano findo, acredito que certamente por algum equívoco , teve seu nome subtraído do Colégio aonde era alvo de rara homenagem  local, justamente, por infeliz coincidência  no mesmo mês em que relembraria o centenário de sua morte.

Ainda há tempo de corrigir tal equívoco, aproveitando inclusive para começar a nos voltarmos para a heroica Ilha de Itaparica, dando um “ponta pé inicial” para as comemorações pela passagem  do bicentenário da Epopeia Itaparicana, cuja culminância se deu no dia 7 de Janeiro de de 1823, durante as lutas pela Independência da Bahia e que, portanto, já se aproxima. E como dizia Moraes Moreira, o ano só termina quando é carnaval, vamos dar início oficialmente nesta quarta-feira de cinzas de um carnaval que não houve ao Projeto Memória da Educação em Lauro de Freitas. (Texto enviado para o Blog, em 09 de fevereiro, 2021)

Clique aqui para ler o TEXTO -PROVOCAÇÃO Por que apagar o nome Carneiro Ribeiro?


SOBRE O TEXTO – PROVOCAÇÃO E A EXPOSIÇÃO ESCOLAR DO MÊS DE JANEIRO

O QUE VOCÊ CONHECE DA HISTÓRIA E DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO ONDE VIVE OU TRABALHA?

O que sabe sobre história local e sobre os seus pesquisadores ?

O texto provocação e a exposição desse mês pretende despertar o leitor para temáticas relacionadas com essas questões e provocar uma discussão em torno delas.

Leia aqui o texto-provocação do mês de janeiro – 190 ANOS DE EDUCAÇÃO OFICIAL EM LAURO DE FREITAS

Clique para visitar a exposição do mês de janeiroGILDÁSIO VIEIRA DE FREITAS: Guardião da Memória de Lauro de Freitas

DIVULGANDO...

Baianas alunas da Universidade de Girona na Espanha usam atividade didática para divulgar aspectos culturais da cidade de Salvador. Veja o vídeo produzido por Bianca.

Bianca e Silva Cardoso autora do vídeo autorizou a publicação e informou que a peça resultou de atividade solicitada pela professora Dolors Vidal .

Caso não consiga abrir o vídeo, clique aqui Link para o vídeo


REMEMORANDO AS NOVIDADES DO MÊS DE DEZEMBRO

A partir da edição do final do ano de 2020 os educadores baianos assumiram o seu lugar no BLOG DO GPEC. Incluímos novas seções para contar história dos educadores do passado e para ouvir os professores do presente, os professores que em pleno século XXI atuam em nossas escolas nos diversos níveis do ensino fundamental e médio.

Queremos conversar com os professores de hoje sobre sua escola, experiência, práticas pedagógicas e de gestão no ensino fundamental e médio. Para isso construímos uma nova seção. Entre para conhecer: NÓS, PROFESSORES DO SÉCULO XXI

Também iniciamos uma série de exposições sobre os antigos professores do Império e da República. Para ver essa novidade clique em: Educadores Baianos do Império à República -Parte 1

A partir da constatação de que muitos dos professores do Império e do início da República eram negros criamos a Seção. Visite e fique por dentro Negros na Educação Baiana.

Iniciamos ainda a indicação de livros produzidos por autores baianos sobre nossa história da educação. Clique para ver Referências para estudo da história da educação na Bahia.

E mais….

NESSE CARNAVAL FIQUE EM CASA

Máscaras e mascarados no Carnaval de Maragogipe. Foto em <https://viagemeturismo.abril.com.br/materias/conheca-o-carnaval-de-maragojipe-o-mais-tradicional-da-bahia/&gt;. Adesso em 12/02/2021

Fique em casa e visite as diversas seções de nosso BLOG. Leia os textos-provocação postados mensalmente. Visite as exposiçoes publicadas na Seção EXPOSIÇÃO ESCOLAR. Clique no menu e conheça a proposta de cada uma das seções.

Participe fazendo comentários e sugestões

Um comentário em “As novidades no mês 1 de 2021

  1. Agradeço ao professor e pesquisador Gildásio Freitas, pela solidariedade!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close