Vejam a edição de abril 2022

Em destaque foto de alunas em atividade de pintura na Escola Parque, uma escola com dispositivos pedagógicos avançados, organizada de acordo com a concepção e ação de Anísio Teixeira. Fonte da foto: Livro Uma Experiência de Educação Integral de autoria de Terezinha Éboli produzido, em 1969, pelo INEP.

NOVIDADES NO BLOG

SOBRE O TEMA CENTRAL NA EDIÇÃO DE ABRIL

Professores do século XXI e seus recursos pedagógico – didáticos é o tema central de nossa edição de abril. Para abordar esse tema no formato de uma Exposição Escolar selecionamos a história contada pelo professor Ildmar França Nascimento que articulou o ensino da história com os avanços tecnológicos desses tempos da “selfie”. Sua história diz respeito diretamente às práticas e estratégias pedagógicas que os professores adotam, recriam, ressignificam ou “inventam” para construir o seu ofício de ensinar.

A escolha de uma inovação de sala de aula criada por um professor coloca em destaque o Bloco NÓS, PROFESSORES DO SÉCULO XXI que integra a Seção Histórias de professores, história da escola.

Fazer a edição da Exposição Escolar Museu virtual com objetos antigos dos alunos: Uma inovação de sala de aula nos tempos da selfie nos estimulou a trazer como TEXTO – PROVOCAÇÃO as vozes de José Pacheco, fundador da Escola da Ponte, e a de Anísio Teixeira , um educador protagonista de muitas provocações e realizações no panorama educacional baiano e brasileiro.

Para ler os textos de Pacheco e Anísio clique aqui

Para visitar a Exposição Escolar Clique aqui

_____________________

MAIS PUBLICAÇÕES EM NOSSO REPOSITÓRIO DE TEXTOS

Verônica de Jesus Brandão, uma de nossas editoras, publicou artigo apresentado no X Encontro Estadual de História da Educação ANPUH – Bahia, 2020

Clique aqui para ler O Jardim de Infância nas teses apresentadas pelos professores públicos primários do município de Salvador nas Conferências Pedagógicas (1913-1915).

Agradecemos a Fabiano Moreira da Silva o envio de cópia da sua dissertação de mestrado defendida, em 2017, no Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal da Bahia, sob orientação da Professora Dra. Lina Maria Brandão de Aras.

Clique aqui para visualizar Professorado municipal de Salvador: queixas, crises e greve (1912-1918)

Nosso agradecimentos também a Cléber César da Silva Barbosa pelo envio para postagem da sua dissertação defendida, em 29 de outubro de 2021. A dissertação é parte do trabalho desenvolvido no Grupo de pesquisa HIMEB – História e Memória da Educação Brasileira coordenado pela Dra. Solyane Silveira Lima.

Clique aqui para visualizar A criação da Universidade do Estado da Bahia, Campus I: entre relatos pessoais e histórias institucionais (1980-1983)

Clique aqui para visualizar outros textos em nosso Repositório

______________________________________________

QUER SABER MAIS SOBRE A ESCOLA DA PONTE ?

Conheça os dispositivos pedagógicos da Escola da Ponte

Acesse o site da escola da ponte

Veja o vídeo Especial José Pacheco – Escola da Ponte

PARA RELER OU CONHECER ANÍSIO TEIXIERA

RELEMBRANDO…

Não esqueça os dias 26, 27 e 28 de maio

XIV Colóquio de História da Educação na Bahia.

Para participar do Colóquio basta clicar aqui e fazer a sua inscrição. Ao clicar você entrará no SISTEMA GERENCIADOR DE EVENTOS DA UNEB e deverá fazer um cadastro informando alguns dados pessoais, assim estará garantindo a emissão do seu certificado.

Para participar das rodas de conversa basta preencher um formulário seguindo as regras descritas no mesmo: Clique aqui para acessar o formulário

Para conhecer a programação acesse https://modosdefazer.org/2022/04/13/vem-ai-o-xiv-coloquio-do-projeto-memoria/

logo com PROMEBA.jpg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close