Mês de julho no Blog do GPEC

Escolas Normais da Bahia

Esse será o tema em destaque na edição de julho 2022 no Blog Modos de Fazer Educação na Bahia

Professores e alunos da Escola Normal de Caetité na década de 40

Fonte: Foto de arquivo pessoal de egressa da Escola Normal de Caetité publicada no artigo Mulheres, mulheres negras e configurações étnico-raciais na Escola Normal de Caetité, Bahia (1898-1943) escrito por Elizeu Pinheiro da Cruz; Janaina de Jesus Santos; Maria Lúcia Porto Silva Nogueira ; Nadila Luiza Oliveira Nogueira. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/zZ6npVBcVMXTSSJGhc74d4c/abstract/?lang=en

Sobre o nosso interesse pela história e memória das escolas normais

Entre nós as escolas responsaveis pela formação de professores primários estão estreitamente vinculados à história da escolarização primária e secundária. O nosso interesse pela construção da escola primária na Bahia nos dirige naturalmente para o estudo da formação dos professores e dos espaçõs onde essa formação se concretizava.

Existem estudos sobre algumas dessas escolas. A maioria deles toma como objeto de análise uma das escolas normais que funcionaram em uma determinada localidade do estado da Bahia. O livro ESCOLAS NORMAIS DA BAHIA: olhares e abordagens organizado por Ione Celeste Jesus de Sousa e Antonio Roberto Seixas da Cruz, editado pela UEFS Editora, reuniu textos sobre as escolas normais de Feira de Santana, Nazaré, Vitória da Conquista, Caetité, Ponte Nova e Escola Normal da Bahia.

Capa do livro ESCOLAS NORMAIS DA BAHIA: olhares e abordagens.

Sobre a edição julho 2022

Acesse nossa página ESCOLAS NORMAIS DA BAHIA (https://modosdefazer.org/memoria-da-formacao-dos-professores-primarios-na-bahia/).

Ali, estamos pouco a pouco registrando a história e a memória dessas escolas e dos cursos normais, ou pedagógicos, como eram designados os cursos de formação de professores que funcionavam em escolas que não levavam a denominação de escolas normais.

Em julho, vamos dar continuadade a esses registros. A ESCOLA NORMAL DE CAETITÉ será o tema em destaque de nossa próxima edição. O texto-provocação e a exposição escolar versarão sobre esse espaço de formação.

AGUARDE… E ESTEJA ATENTO.

Você pode aguardar assistindo o vídeo abaixo sobre Anísio Teixeira que recriou em 1926 a Escola Normal de Caetité.

Disponível em https://www.youtube.com/c/MaxDayanjornalista . Acesso em 16/07/2022.

Você também pode aguardar decidindo se deseja colaborar para a construção de nossa edição sobre a ESCOLA NORMAL DE CAETITÉ.

Se decidiu participar , faça contato:  (71) 98461-7000 (WhatsApp do Blog).

email: modosdefazer22@uol.com.br

Ou, ainda, se preferir, preencha o formulário no final do post.

CASO DESEJE, PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO.

PARA SABER MAIS: Antes de preencher o formulário, acesse a página Deseja colaborar? clicando em https://modosdefazer.org/instrucoes-para-colaboradores/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close