Quarta-feira 03 agosto/2022

DIVULGANDO vídeo da live sobre conservação de arquivos, arquivos escolares e outras notícias

VEJA VÍDEO.

Para quem não assistiu a live do PROMEBA / PORTAL DO BICENTENÁRIO ONTEM 2/08/2022.

LIVROS PUBLICADOS

Doutor Eduardo, pesquisador do PROMEBA, informa:

Lançamento do dossiê HISTÓRIA, ARQUIVOS E MULHERES: PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES da revista História e Cultura, da Unes., Os 15 artigos que compõe o dossiê tratam da história de mulheres, movimentos, coletivos e associações femininas ou feministas com base em fontes arquivísticas, incluindo reflexões sobre mulheres atuantes nos campos da política, da cultura e das artes, mas também sobre concepções de feminino produzidas pela imprensa e pelos discursos jurídicos e médicos. Alguns deles refletem ainda sobre formas de processamento e difusão de arquivos de mulheres, buscando visibilizar novas fontes para pesquisas históricas. Na edição também são apresentadas as preocupações recentes de algumas instituições arquivísticas em valorizar acervos femininos, tanto por meio do processamento de arquivos, quanto de projetos de difusão de fundos de titulares mulheres. Esperamos que o dossiê possa servir de estímulo para que pesquisadores e instituições de memória continuem a aprofundar esse debate.

Link: https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/issue/view/163

Doutora Nadia Fialho, professora do GESTEC e membro do PROMEBA informa:

O livro Uma cartografia na formação de professores para a educação básica: práticas e soluções inovadoras em propostas curriculares está disponível para download no Portal de Livros Abertos da USP.

A cartografia realizada sob a coordenação da Profa. Bernardete Gatti na Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica, do Instituto de Estudos Avançados. O livro aborda desafios da formação inicial de professores para a educação básica, em estudos de caso de propostas curriculares inovadoras em iniciativas institucionais e cursos de todo Brasil. A pequena equipe da pesquisa entrevistou docentes e gestoras/es das diferentes universidades públicas e comunitárias onde foram identificadas inovações com potencial para inspirar mudanças que atendem a diferentes necessidades das licenciaturas frente ao contexto atual.

Outros detalhes do estudo podem ser conferidos na matéria preparada pela equipe de comunicação da Cátedra.

LINK PARA DOWNLOAD
https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/840

EVENTO

O fórum se reúne regularmente com pesquisadores para socializar suas pesquisas e projetos. É aberto para qualquer pessoa que deseje pesquisar ou que seja pesquisador da área. Abrigamos professores da rede básica, estudantes da graduação e pós-graduação, além de professores da universidade.

Interessados podem fazer contato com a professora Antonieta Miguel no e-mail antonietamiguel40@yahoo.com.br ou com outros coordenadores dos GTs

OPORTUNIDADE PARA PUBLICAR ARTIGOS

A professora Luciana da UNEB/CAETITÉ , informa:

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO
Laboratórios de ensino: importância para o ensino, pesquisa e extensão nos cursos de Licenciatura
Coordenação: Profa. Dra. Luciana Oliveira Correia (UNEB/DCH VI) e Profa. Ma. Vânia Muniz Santos (SEE/MG)

Em 2022 o Laboratório de Pesquisas em Didática da História (LAPEDHI) completou dez anos de existência! Sua criação remonta à necessidade de criação de um laboratório de ensino para o curso de História do campus de Caetité da UNEB, cuja materialização foi oportunizada pelo edital interno PROFORTE em 2012, de forma que pudéssemos contar com o suporte financeiro necessário para criar e equipar o nosso espaço, somado ao apoio recebido, na época, por parte da direção do DCH VI com a concessão de um espaço físico para a instalação do laboratório.

Este foi o começo! E durante os dez anos da nossa existência o LAPEDHI, serviu de espaço de fomento ao ensino extensão e pesquisa para o curso de História e para os programas de pós graduação do DCH VI, em diferentes vertentes: oferecendo o seu espaço de recepção e salvaguarda de fontes originais, livros didáticos, filmes, constituindo ao longo destes anos um acervo próprio diversificado ; motivando as atividades de extensão e pesquisa principalmente nas áreas de História da Educação e em formação de professoras/es e ensino de História; abrigando o desenvolvimento projetos institucionais importantes para o curso de História como o Leituras de África, PIBID, Residência Pedagógica, PIBIC , IC Afirmativa e a própria Revista Perspectivas e Diálogos ; estabelecendo parcerias internas e externas; e claro, disponibilizando do seu espaço e sua logística a serviço da comunidade interna e externa da UNEB .

Em seu próximo número, a ser publicado em dezembro de 2022, a Revista Perspectivas e Diálogos, órgão de divulgação científica do Grupo de pesquisa Núcleo de História Social e Práticas de Ensino (NHIPE/UNEB/CNPQ) organiza _ o dossiê em homenagem ao 10º aniversário do LAPEDHI_ em que receberá textos que versem sobre a importância deste e de outros laboratórios de ensino para os cursos de Licenciatura.

Submissões de textos para compor este dossiê devem ser feitas até o dia 22 de novembro de 2022 através da home page https://www.revistas.uneb.br/index.php/nhipe/announcement.

No endereço as/os autoras/es encontram informações sobre as diretrizes de publicação e também podem conhecer os números anteriores e chamadas para futuros dossiês. Vale lembrar que o nosso periódico publica trabalhos científicos inéditos em português, espanhol, francês, italiano e inglês, sob a forma de entrevistas, artigos em demanda contínua e resenhas de livros, de colaboradores brasileiros e estrangeiros, dentro das áreas propostas pela Revista. Não há cobrança de taxa de processamento de artigos (submissão, avaliação e publicação) e o conteúdo da Revista é disponibilizado em acesso aberto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close