Sábado, 20 de agosto 2020

Em destaque, a foto de dois historiadores baianos, Luís Henrique Dias Tavares e Cid Teixeira para comemorar o dia do historiador, 19 de agosto. Foto de Nilton Souza, 2011 no texto SOBRE O MESTRE LUÍS HENRIQUE DIAS TAVARES de Patrícia Valim, publicado na REVISTA ELETRÔNICA DA BIBLIOTECA VIRTUAL CONSUELO PONDÉ – N.3 MAR DE 2016. ISSN 2525-295X.

Disponível em: http://bahiacomhistoria.ba.gov.br/?homenagem=homenagem-luis-henrique-dias-tavares Acesso em 20/08/2022.

Em nosso post de hoje, 20 de agosto trazemos: Homenagem a Luís Henrique Dias Tavares e Cid Teixeira, notícia de evento na Igreja do Rosário dos Pretos, informe sobre o tema em destaque na edição de agosto, curso sobre Higienização, Digitalização e Catalogação de documentos de acervos escolares.

VIVA OS HISTORIADORES BAIANOS

O Blog Modos de Fazer Educação na Bahia, Blog do GPEC , saúda os historiadores baianos homenageando os professores historiadores Luís Henrique Dias Tavares e Cid Teixeira.

Foto nas escadas do Colégio Central na década de 50. Alunos fardados e Luís Henrique, professor, no centro.

Foto em texto de Patrícia Valim, publicado na REVISTA ELETRÔNICA DA BIBLIOTECA VIRTUAL CONSUELO PONDÉ – N.3 MAR DE 2016. ISSN 2525-295X. Disponível em: http://bahiacomhistoria.ba.gov.br/?homenagem=homenagem-luis-henrique-dias-tavares Acesso em 20/08/2022.

Para saber mais

Sobre a trajetória de Luís Henrique Dias Tavares acesse http://www.bvconsueloponde.ba.gov.br/arquivos/File/lhdt/lhdt.html

Sobre Cid Teixeira acesse

https://www.metro1.com.br/artigos/25,cid-teixeira-celebra-95-anos-na-bahia-sem-memoria

Veja também o vídeo abaixo

VAMOS PRESERVAR A MEMÓRIA EDUCACIONAL

Insceva-se ! Veja informações no card abaixo.

O TEMA EM DESTAQUE NO BLOG NO MÊS DE AGOSTO

Daremos continuidade ao tema em destaque em junho/julho – ESCOLAS NORMAIS DA BAHIA. Apresentaremos, em agosto, a história de mais uma escola voltada para a formação de professores primários com o objetivo de contribuir para a História e Memória da formação dos professores primários na Bahia.

Como já dito, anteriormente, o Blog Modos de Fazer ao criar uma Seção denominada ESCOLAS NORMAIS DA BAHIA vem se somar aos esforços dos diversos autores que trataram desse tema propondo um registro colaborativo da história dos cursos normais, (cursos pedagógicos, magistério de 2º grau). Com tal propósito já apresentamos a história da Escola Normal da Capital e a história da Escola Normal de Caetité.

Veja ou reveja a história da Escola Normal da Capital através do link : https://modosdefazer.org/memorias-da-escola-normal-da-en-ao-iceia-1836-2018/

Acesse aqui a história da Escola Normal de Caetité https://modosdefazer.org/exposicao-jaqueline/

Para a montagem dessas histórias contamos inicialmente com documentos e fotos do acervo do GPEC, grupo de pesquisa que deu origem ao Blog. Estamos convidando professores que atuaram nesses cursos, egressos e interessados em preservar memórias a nos enviar histórias, depoimentos, textos, imagens, etc. para que possamos, pouco a pouco, ir ampliando a história dessas e de outras escolas que atuaram na formação de professores primários.


VÍDEO REVOLTA DOS BÚZIOS: Ideais de liberdade

Assista o vídeo da mesa redonda sobre Revolta dos Búzios realizada, em 12 de agosto de 2022, na Igreja do Rosário dos Pretos, com palestras de Janice Nicolin e Flavio Marcio Sacramento e mediação de Abilio Manuel de Mendonça. Na ocasião houve o lançamento do livro O Mestre Alfaiate da Revolta dos Búzios do autor Flavio Marcio Sacramento.

m

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close