_____________________



Foto: As editoras e parceiras em comemoração.
Para comemorar o aniversário do Blog Modos de Fazer Educação na Bahia propomos uma edição especial com publicações semanais durante o mês de novembro
Vamos festejar ofertando presentes aos leitores:
1- Vamos oferecer uma listagem das páginas e posts mais visitados;
2. Vamos ampliar a quantidade de documentos históricos em nosso repositório depositando novas cópias em PDF;
3. A exposição do mês terá como tema as instituições de guarda e conservação de documentos do Estado da Bahia (Arquivo Público, Biblioteca Pública e várias outras)
4. Em agradecimento a todos os profissionais das instituições de guarda e conservação de documentos que visitamos, vamos homenagear a Bibliotecária Célia Matos que esteve por muitos anos na gerência do Setor de Obras Raras e Valiosas (SORV) da Biblioteca Pública , atual Biblioteca Central do Estado da Bahia.
NOTÍCIAS
Sobre Manuel Querino

Esse é o primeiro documentário da diretora baiana ISIS GLEDHILL. O filme contará a história do intelectual negro MANUEL RAIMUNDO e sua relevância nos dias de hoje. A diretora tem um vínculo afetivo com o personagem, ISIS é filha da pesquisadora inglesa SABRINA GLEDHILL que veio ao Brasil determinada a aprofundar seus estudos sobre MANUEL QUERINO, por aqui formou família e sua pesquisa culminou em um doutorado e dois livros lançados sobre Manuel Querino, entre 2020 e 2022. Quando ainda estava na barriga de sua mãe, acima do seu berço não havia uma típica decoração de berçário, mas sim um pequeno retrato de QUERINO. Mãe e filha produzem esse documentário que é parte de um movimento pelo resgate e apreciação do legado deixado por esse grande homem.
Para saber mais sobre o documentário acesse
_________
REPLICANDO UM COMUNICADO DO PROFESSOR JOSÉ CLÁUDIO ROCHA
Salve colegas, como vocês sabem, eu me dedico a popularização da ciência, tecnologia e inovação desde 2007, quando realizei o primeiro evento com a FAPESB. Agora criei esse canal no youtube dedicado a essa temática, onde vou compartilhar tudo o que eu sei sobre os assuntos de ciência, tecnologia e inovação, mas, também, universidade, ensino superior, em resumo, toda a experiência que acumulei nesses mais de 30 anos de trabalho (todo conhecimento é autobiográfico). Aos interessados é só procurar no YouTube ou clicar no link
https://www.youtube.com/results?search_query=rochapopciencia.
Divulguem com seus alunos se puder é um pedido deste colega que está mirando um novo amanhã. (Mensagem transcrita do grupo Professoes do GESTEC no WhatsApp onde foi originalmente publicada)
O Blog Modos de Fazer Educação visitou no Youtube o canal rochapopciencia e lá encontrou o vídeo abaixo, entre várias outras matérias disponíveis.
Quem é o profesor José Cláudio Rocha: Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia UNEB [2002] é professor permanente dos Programas de pós-graduação Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento DMMDC e Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia aplicada à Educação GESTEC. É pesquisador CNPQ e CAPES; líder do Grupo de Pesquisa em Gestão, Educação e Direitos Humanos (GEDH); coordenador do Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) e do Observatório da Educação Direitos Humanos, Cidadania e Violência UNEB/CAPES/INEP
(Informações disponíveis no Portal da FAPESB (https://www.fapesb.ba.gov.br/jose-claudio-rocha/)
_________
OPORTUNIDADES PARA PUBLICAÇÃO DE TEXTOS


_______
Notícia muito importante para esse novo momento do Brasil

Convite para participação em evento UNEB

VAMOS AO TEATRO?
Teatro Griô em Tempo de Histórias
Quinta edição do Tempo de Histórias da Cia de Teatro Griô.
Projeto que traz a cada edição espetáculos selecionados do repertório da Companhia, inspirados em narrativas de tradição oral tecidas em diferentes tempos e lugares. Com opções para toda a família e apresentações para o público de todas as idades.
A programação está imperdível e a preços super promocionais. Vá apreciar os espetáculos e vivenciar este novo Tempo de Histórias!
Somente em Novembro:
Minha Aldeia Aos sábados, às 16 horas;
Os Sábios de Chelm – histórias absurdas. Aos sábados, dias 05 e 12, às 20 horas
Tringuilim – no tempo em que os bichos falavam. Aos domingos, às 16 horas;
Yalodê – histórias afro-brasileiras. Aos sábados, dias 19 e 26, às 20 horas.
Local: Teatro SESI Rio Vermelho
Ingressos: R$ 20 (inteira) R$ 10 (meia). A venda na bilheteria Teatro do SESI Rio Vermelho e no sympla: http://www.sympla.com.br