Um momento de pausa durante a folia momesca? Curta o Blog Modos de Fazer Educação na Bahia

EM DESTAQUE: Foto do quadro Carnaval nos Arcos da Lapa,1960, pintura de Heitor dos Prazeres no texto 14 artistas brasileiros inspirados pelo carnaval postado por Givana Nacca e Beta Germano no dia 21 de fevereiro de 2020 na Plataforma ARTEQUEACONTECE.

Disponível em https://www.artequeacontece.com.br/10-artistas-brasileiros-que-retrataram-o-carnaval/

Em 19/02/2023

Nossos votos de um FELIZ CARNAVAL

FAÇA UMA PAUSA NA FOLIA VISITANDO MUSEUS

Você conhece o MUSEU DA PESSOA?

Visite a exposição A Vida em Movimento: Mulheres Caminhoneiras . Ano: 2022

O que move as mulheres? “A Vida em Movimento: Mulheres Caminhoneiras” nos transporta para o universo de dez caminhoneiras que agora têm suas histórias preservadas no Museu da Pessoa. A exposição apresenta mulheres que dirigem suas vidas e caminhões pelas estradas Brasil afora. São relatos de força e sensibilidade; dúvidas e certezas; sonhos realizados e sonhos a realizar. Para essas mulheres, a vida está em constante movimento, e elas sabem exatamente aonde querem chegar. Acesse o link visite a exposição on-line https://avidaemmovimento.com.br/

MUSEU DA PESSOA

O Museu da Pessoa é um museu virtual e colaborativo de histórias de vida aberto à participação de toda pessoa. Fundado em 1991, o Museu da Pessoa acredita que contar, escutar, conhecer e preservar histórias de vida pode mudar seu jeito de ver o mundo. 

ACESSE AQUI : https://museudapessoa.org/

Conheça o Memorial da Educação Municipal de São Paulo

Veja a Exposição Revisitando Memórias em Cenas Infantis

Exposição virtual realizada, em 2018, pelo Memorial da Educação Municipal – MEM, intitulada Revisitando Memórias em Cenas Infantis. A mostra foi organizada a partir do evento promovido pelo MEM , em 2005, que contou com a exposição da artista plástica Sandra Guinle, com o objetivo de resgatar as brincadeiras os jogos populares, com esculturas em bronze, em grandes e pequenas dimensões, placas em Braille, painéis táteis, fotos, vídeos, estimulando a interatividade e a busca do “toque emocional”, além da Oficina de desenho a carvão. ACESSE AQUI: Exposicao virtual: revisitando memorias cenas infantis

O Memorial da Educação Municipal é um espaço que visa preservar a memória da educação paulistana. Instituído em 1995 e teve sua atual denominação estabelecida em 2017.

Mantém a história por meio de documentos que contribuem para a valorização da memória da educação paulistana, disseminando a informação e constituindo-se em fonte permanente de consulta para pesquisadores. ACESSE AQUI O MEMORIAL https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/centro-de-multimeios/memorial-da-educacao-municipal/

Conheça o MUNAÉ

MUSÉE NATIONAL DE L’ÉDUCATION -FRANÇA

Reconstituição de uma sequência pedagógica na escola dos inícios da Terceira República na França (1870-1940) , em tempos de Jules Ferry que foi algumas vezes Ministro da Instrução Pública

ATENTAR PARA: Apesar do vídeo ter sido gravado em francês, ao visualizar as imagens, principalmente quando veiculadas em tela cheia, podemos observar semelhanças com a nossa escola do início do seculo XX e fins do Império: também tivemos: o ábaco, o quadro de giz ou pedra preta, a lousa ou ardósia (quadros pequenos nos quais as crianças escreviam com giz), a distância percorrida a pé entre casa e escola.

O MUNAÉ é herdeiro do Museu Pedagógico criado por Jules Ferry em 1879 e denominado "Musée de France".
É responsável pela valorização científica, patrimonial e documental dos fundos ligados à educação escolar e familiar. Para visitar, acesse: https://www.reseau-canope.fr/musee/

Conheça o MUPEGA – MUSEU PEDAGÓGICO DA GALÍCIA

Santiago de Compostela, Espanha.

Foto de um dos ambientes do Museu.

O Museu Pedagógico da Galícia tem por finalidade promover e desenvolver a recuperação, salvaguarda, estudo, mostra e difusão do legado pedagógico da Comunidade Autônoma Galega.

Acesse aqui https://mupega.edu.xunta.gal/

VEJA COMO PINTORES BASILEIROS RETRATARAM O CARNAVAL

Escola de Samba,1984, Carybé. Foto no texto 14 artistas brasileiros inspirados pelo carnaval postado por Givana Nacca e Beta Germano no dia 21 de fevereiro de 2020 na Plataforma ARTEQUEACONTECE. Disponível em https://www.artequeacontece.com.br/10-artistas-brasileiros-que-retrataram-o-carnaval/

Nascido na Argentina, Carybé se fixou na Bahia desde a década de 1950. Retratou em sua obra pescadores, ambulantes, lavadeiras e outros personagens recorrentes de Salvador em representações históricas, cenas populares e em padrões mais abstratos.

Foto do quadro Carnaval, 1965. Di Cavalcanti

Fonte: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2023

Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra4610/carnaval. Acesso em: 17 de fevereiro de 2023.

Di Cavalcanti (1897-1976) foi um dos mais típicos pintores brasileiros pela representação dos temas populares, como o carnaval, as mulatas, o samba, as favelas e os operários.

Heitor dos Prazeres,Carnaval nos Arcos da Lapa”, c. 1960. Foto no texto 14 artistas brasileiros inspirados pelo carnaval postado por Givana Nacca e Beta Germano no dia 21 de fevereiro de 2020 na Plataforma ARTEQUEACONTECE.

Disponível em https://www.artequeacontece.com.br/10-artistas-brasileiros-que-retrataram-o-carnaval/

Heitor dos Prazeres talvez tenha sido um dos maiores retratistas do carnaval brasileiro. Carioca, participou da fundação das primeiras escolas de samba do país. Retratava o cotidiano das favelas e da população negra, cenas de rituais do candomblé, bares, rodas de samba, entre outras.

UMA CAMPANHA

Divulgue essa campanha, mesmo depois do Carnaval.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close