Em destaque: foto com imagens de símbolos da Páscoa no texto Entenda porque o coelho e os ovos de chocolate se tornaram símbolos da Páscoa, disponível em https://www.paulista.pe.gov.br/site/noticias/detalhes/6248, no site da Prefeitura Municipal do Paulista, Pernambuco. Acesso em 5 de abril de 2023
Desejamos aos nossos leitores uma feliz Páscoa. Além dos votos, fazemos aqui, também, a divulgação do tema escolhido para a edição de abril e repassamos outras informações .
Sobre o tema em destaque na edição de abril

A Escola Normal da Bahia será o tema em destaque do Blog do GPEC neste mês de abril
Foto localizada no Arquivo Público do Estado da Bahia com imagens de alunas e professores da escola, durante hasteamento da bandeira por volta da metade dos anos 60 do século XX, em tempos do ICEIA.
Criada pela Lei de n° 37 de 14 de abril, a instituição recebeu ao longo da sua história várias denominações. Em 1895, teve seu nome modificado para Instituto Normal da Bahia. Em 1914, volta a ter o nome de Escola Normal.
Em 1925, em razão da criação de escolas normais no interior do estado, passa ter o nome de Escola Normal da Capital. Em 1939, foi transformada em Instituto Normal da Bahia, em 1962, tornou-se o Instituto de Educação Isaias Alves e, posteriormente, até 2012, foi designada de Instituto Central de Educação Isaias Alves (ICEIA). Foram encontrados registros de que, antes de 1962, a instituição era denominada de Instituto Normal Isaias Alves, porém os atos legais que instituíam essa denominação não foram localizados.
Recentemente, passou por mais uma modificação curricular tornando-se o Centro Estadual de Educação Profissional Formação e Eventos Isaías Alves (ICEIA), que funciona no prédio situado na Praça do Barbalho, s/n, em Salvador, construído entre 1936 e 1939 para sede da Escola Normal .
Rememorando uma tradição
Você conheceu a queima do Judas, no sábado de aleluia?
Veja o vídeo: Queima de Judas é uma tradição de quase 100 anos em Pé de Serra-BA
Reportagem do http://www.pensarfilmes.com – Queima de Judas é uma tradição de quase 100 anos em Pé de Serra-BA. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=jpKezEvvs3g
Divulgando…
A prática profissional e a invenção de espaços escolares na Escola Normal da Bahia (1881-1930)
Artigo publicado por Antonieta Miguel, professora da Universidade do Estado da Bahia.
CONHEÇA O RESUMO:
A proposta do artigo consiste em discutir a formação inicial docente assumida pela Escola Normal da Bahia durante a Primeira República, na qual a prática do conhecimento foi considerada uma qualidade determinante para a especialidade do magistério, sua condição profissional. Para efetivar essa concepção formativa, tanto a legislação quanto a organização pedagógica do curso criaram espaços para a atuação prática dos(as) normalistas. A base documental da investigação foi composta por relatórios de diretores e inspetores, artigos de revistas pedagógicas e jornais escritos por professores, pareceres e legislação educacional. A investigação apontou que o processo de modernização do currículo formativo do magistério na Bahia foi resultado de conflitos por uma “feição profissional”, que assumiu a ideia de “prática” como marcador da profissionalização docente. Esta concepção formativa provocou mudanças no espaço escolar com a criação de ambientes e procedimentos cotidianos para a prática e experimentação profissional.
O artigo completo está disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/11359.
Publicado na Revista PRÁXIS EDUCACIONAL , Edição v. 19 n. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.
Estão abertas até 24 de abril as inscrições para a chamada pública destinada a cientistas negros e indígenas
Maira Menezes Azevedo chamou nossa atenção para o edital lançado pelo Instituto Serrapilheira em parceria com a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) através do qual serão disponibilizados até R$ 10,2 milhões para o pagamento de bolsas e investimentos em pesquisas. O edital e o link para inscrições estão disponíveis aqui.
O objetivo é estimular o intercâmbio de ideias entre cientistas – que deverão atuar, no caso deste edital, especificamente na ecologia. Assim, os candidatos selecionados vão integrar grupos de pesquisa do estado do Rio de Janeiro nos quais não tenham nem se formado nem atuado antes. Os pesquisadores, que trabalharão como pós-doutorandos, podem vir, portanto, de instituições, cidades, estados ou mesmo países diferentes: quanto maior a mobilidade, melhor.
Para mais informações acesse https://serrapilheira.org/em-parceria-inedita-serrapilheira-e-faperj-fazem-chamada-exclusiva-para-cientistas-negros-e-indigenas/
Clássicos da literatura e da filosofia: 350 obras para baixar

Coletânea de 350 clássicos de domínio público da literatura e da filosofia. Os clássicos são obras que moldaram as sociedades, tal como a Odisseia, de Homero, que delineou o ambiente cultural da Grécia Antiga, e A República, de Platão, que é marco do pensamento filosófico.
Acesse https://www.netmundi.org/home/2020/classicos-da-literatura-e-da-filosofia-300-obras-para-baixar/ (Postado por Netmundi.org – Filosofia na Rede em Livros para Baixar)

Ficamos por aqui, desejando mais uma vez uma Feliz Páscoa
Aguardem com carinho nossa edição de abril/2023.