Divulgando, em 9 setembro/2023

Boa Noite !

O tema em destaque no Blog no mês de setembro

Depois do destaque dado, no mês de agosto, à sobrevivência dos prédios que foram representativos do modelo das escolas polivalentes, o tema da preservação do patrimônio escolar sobressaiu entre os assuntos considerados relevantes em um Blog voltado para as questões da história da educação na Bahia e será o tema central de nossas postagens no corrente mês.

Chamada para publicação

Data final de submissão – 19 de novembro

Veja informações abaixo

O CONVITE

Prezados(as) Professores(as),
Convidamos o(a) colega para participar do Dossiê Temático que estamos organizando na Revista Perspectiva e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino.
A proposta resulta da parceria ente o PROMEBA/UNEB e o Portal do Bicentenário que consistiu em produzir e difundir conteúdo sobre os 200 anos de Independência do Brasil/Bahia e seus desdobramentos na sociedade brasileira, em especial na educação.
Dessa forma, a proposta deste Dossiê considera refletir sobre os caminhos baianos que construíram o Estado brasileiro, trazendo à tona aspectos históricos que evidenciam passados pouco acessados pela sociedade, especialmente pela educação básica. A Guerra da Bahia (ARAÚJO, 2001) durou mais de um ano e “confirmaria” o Ipiranga. Esta guerra envolveu “diretamente todas as vilas do entorno da Bahia de Todos os Santos e muitas do interior da Província da Bahia, representando um contingente em arms de mais de 20.000 pessoas (…) [com] a presença maciça e decisiva das camadas populares” (GUERRA FILHO, 2004, p. 126). Essas características tornam o 2 de Julho um movimento importante para se pensar a participação popular nas lutas políticas e na constituição do
Brasil enquanto nação. Retomar e rememorar esta data permite que luzes sejam lançadas sobre diferentes passados que possibilitam interpretações importantes sobre a sociedade brasileira e baiana, em especial, num momento político de conturbação que se tenta negar a atuação popular de negros e indígenas na formação do Brasil.
Nestes termos, o dossiê, 2 de Julho, a independência do Brasil na Bahia: repercussões, resistências e perspectivas objetiva reunir pesquisas que considerem releituras do processo de emancipação brasileiro, no campo da História, do Ensino de História e áreas afins, ampliando conhecimentos necessários em tempos presentes.
Caso aceite nosso convite o prazo para entrega dos artigos será até 19 de novembro de 2023, sem prorrogação.
As normas e diretrizes para autores podem ser consultadas no seguinte endereço:
https://www.revistas.uneb.br/index.php/nhipe/about/submissions . Informamos que os textos devem seguir rigorosamente as orientações.
Contamos com sua colaboração para a divulgação de pesquisas importantes sobre o processo de independência e suas repercussões na nação brasileira.
Forte abraço,

Organizadoras

Você conhece o Portal do Bicentenário?

https://www.youtube.com/c/portaldobicentenario

Durante os últimos anos, entre 2020 e 2023, o Portal produziu, editou e fez a curadoria de conteúdos multimidiáticos sobre o Bicentenário da Independência. Agora, em sua segunda fase, vai mergulhar em conteúdos sobre os últimos 200 anos da educação pública do nosso país. Vai explorar a história, os desafios e as conquistas das escolas públicas brasileiras para ajudar a construir um futuro educacional mais brilhante.

Veja o vídeo para conhecer mais…

Um achado do professor Gilmário Brito Moreira

Sabendo do nosso interesse por livros de leitura para a escola primária, o professor Gilmário Britto nos encaminhou fotos de um dicionário de autores e livros de cartilhas utilizados no Brasil no século XIX.

O dicionário pode ser acessado no site do Grupo de Estudos e Pesquisas: Infância, Cultura e História (GEPICH) https://sites.google.com/view/gepich/p%C3%A1gina-inicial?authuser=0

Acesse o link para conhecer o conteúdo do dicionário em pdf https://acrobat.adobe.com/link/review?uri=urn:aaid:scds:US:f8613651-a75a-428e-810a-aa5b6777a516

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close