Bloco II – Nós, os professores do século XXI

Em seu itinerário de pesquisa o GPEC, concentrou suas atividades no estudo da Primeira República no Brasil, portanto, nas primeiras décadas do século XX. Entretanto isso foi feito sem perder de vista as questões que marcaram as décadas posteriores e o século XXI.

Como grupo responsável pela edição do Blog Modos de Fazer Educação na Bahia – no passado e no presente deixou isso claro no complemento adicionado à denominação do Blog. Consideramos a articulação entre presente e passado inerente a todo estudo na área da história da educação. O próprio perfil das editoras do Blog nos conduz a essa perspectiva, pois cinco delas estão totalmente imersas em atividades em escolas dos tempos da selfie, enquanto a “senior” do grupo esteve “ativamente” envolvida com o ensino e a educação entre os anos sessenta do século XX e o ano de 2018.

As histórias contadas por Nós, os professores do século XXI são de grande importância para a história da educação na Bahia e se vinculam à História da escola contada por professores do século XX que constitui o Bloco I da página Histórias de professores, história da escola.

Ou seja, confiamos nas vozes desses atores e em suas diferentes interpretações e visões para construir uma história da escola para além dos textos oficiais. Por isso, a importância da presença nas páginas desse blog de professores e profesores-gestores das escola dos tempos da selfie, ou seja das escolas do tempo presente. Para saber mais de nossos propósitos com relação a esse tema visite:

Histórias de professores, história da escola https://modosdefazer.org/wp-admin/post.php?post=3387&action=edit&calypsoify=1

História da escola contada por professores do século XX https://modosdefazer.org/wp-admin/post.php?post=16564&action=edit&calypsoify=1

Acesse os documentos abaixo relacionados para conhecer histórias contadas por professores do século XXI

Em janeiro 2021

Inauguramos essa página com um registro no qual está visível o entrelaçamento entre práticas de gestão escolar e propósitos pedagógicos que resultam em aprendizagens para alunos, professores e gestores. Os gestores da escola Alberto Silva nos brindaram com um vídeo – registro de uma das práticas desenvolvidas na escola.

Clique aqui para ver o vídeo Práticas pedagógicas: ações do Colégio Estadual Alberto Silva (CEAS) em tempos de pandemia

Em Junho de 2021

Exposição junho 2021 – A História da Escola Almerinda Costa: uma Trajetória Necessária a Ser Contada (1949-1975)

Em Janeiro de 2022

Exposição Escolar janeiro 2022 – CEMEI Baronesa de Sauípe – https://modosdefazer.org/exposicao-escolar-janeiro-2022/

_____________________________

Se você deseja registrar sua própria história ou experiência ou deseja fazer um registro relativo a outro professor acesse aqui a página INSTRUÇÕES PARA COLABORADORES OU FACA CONTATO ATRAVÉS DE:

e-mail: modosdefazer22@uol.com.br

telefone (71) 98461-7000

Nossas redes:

Instagram: @modosdefazer22

Facebook: Em aguardo

whatsapp : (71) 98461-7000

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close