Texto – provocação na edição outubro/novembro 2021

A foto em destaque foi extraída da página 47 do livro Mercedes do Espírito Santo: Narrativa biográfica de luta de uma mulher insubmissa e traz a imagem da comunidade onde Dona Mercedes, a personagem retratada no livro, desenvolvia atividades sociais, culturais e esportivas. (Livro publicado, em 2021, como resultado da parceria entre Ladjane Alves Sousa e Lícia do Espírito Santo Viana.

Um texto provocação diferente

Na edição comemorativa do primeiro aniversário do Blog, resolvemos homenagear com uma exposição Ladjane Alves Sousa, uma das nossas editoras que está, faz quinze anos, no Grupo de Pesquisa em Educação e Currículo (GPEC). O Blog Modos de Fazer Educação na Bahia é fruto da jornada do GPEC. Ladjane é uma autêntica representante do GPEC e do Blog.

O texto-provocação, sempre articulado com o tema usado para construir a exposição, é também, nesse outubro/novembro de 2021, uma homenagem a Ladjane. Trazemos um texto diferente e muito especial. Trata-se de um vídeo carinhosamente construído por Tiane Melo dos Anjos e Cândida dos Santos Pereira Monteiro com a colaboração das demais editoras, de familiares, amigos e colegas de Ladjane.

Convido você a conhecer aspectos da trajetória acadêmica e profissional de Ladjane. Acesse o vídeo, curta e, depois, visite a exposição Esperamos que se sinta provocado ou provocada a refletir sobre o significado da experiência em grupos de pesquisa e sobre os temas que são caros a Ladjane para tratar em seus escritos e investigações.

Esperamos ainda que os conteúdos implícitos e ou explícitos na história de Ladjane sejam inspiradores para a sua vida pessoal, profissional e acadêmica.

E não esqueça de deixar seus comentários. Para chegar ao segundo ano de vida o Blog precisa muito de conhecer o que pensam os nossos usuários.

Para saber mais sobre as autoras do vídeo, Tiane Melo dos Anjos e Cândida dos Santos Pereira Monteiro, acesse O Blog, as editoras e os compromissos

Deseja registrar algum relato, observação, crítica ou comentário?

Preencha o formulário e clique abaixo no fale conosco para nos enviar.

.

O QUE É UM TEXTO-PROVOCAÇÃO EM NOSSO BLOG

Um texto – provocação é um texto que aponta ou descreve questões, fatos, eventos, problemas da escola de ontem ou de hoje e que nos remete a reflexões sobre o contexto atual de nossa educação ou de nossa escola. Um texto – provocação pode ser especificamente escrito para ser publicado na seção EM DISCUSSÃO/TROCANDO IDEIAS ou originalmente escrito com outros fins. É um texto que pode assumir o formato de artigo, depoimento. resumo, poesia, charada, música e outros, pode inclusive ser a transcrição de textos já publicados, desde que sejam citados autor e fonte.

O que se pretende, sobretudo, é que provoque reflexões , sem ser longo ou excessivamente denso.

Para conhecer outros textos -provocação publicados ou se deseja nos enviar um texto-provocação acesse https://wordpress.com/page/modosdefazer.org/812 e visualize a página EM DISCUSSÃO

Um comentário em “Texto – provocação na edição outubro/novembro 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close