O Blog e as editoras

SOBRE O BLOG

Após mais de 10 anos de “garimpagem” levantando e sistematizando referências documentais para o estudo da escola primária na Bahia, o Grupo de Pesquisa em Educação e Currículo (GPEC) reuniu um acervo, desenvolveu pesquisas, publicou obras. Dessa trajetória nasce o desejo de compartilhar documentos, socializar produções, e, principalmente, dialogar e interagir com os interessados em História da Educação.

Representando um novo momento na “biografia” do GPEC, o blog MODOS DE FAZER EDUCAÇÃO NA BAHIA – no passado e no presente, é um espaço destinado a auxiliar iniciantes no estudo da história da educação; trocar experiências com professores e pesquisadores da história da educação na Bahia e acolher professores da educação básica que pretendam discutir sobre temas atuais de educação e descobrir os nexos existentes entre a educação do passado e a do presente.

SOBRE AS EDITORAS DO BLOG

Cândida Pereira dos Santos Monteiro – Pedagoga e Mestre em Educação (2017) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), atua como professora da educação básica na rede privada de ensino em Morro do Chapéu – Ba, na Chapada Diamantina. No grupo de Pesquisa em Educação e Currículo (GPEC) desde 2011, tem realizado pesquisas voltadas para a história da educação primária baiana. Responsável pelo estudo dos grupos escolares na Bahia .
LINK PARA CURRÍCULO LATTES:  http://lattes.cnpq.br/8700168463345669
E-mail:candidamonteiro10@gmail.com
Instagram: candidamontteiro
Facebook: Cândida Monteiro

Elizabete Conceição Santana – Professora primária (1959), Pedagoga, Doutora em Educação pela Universidade de Barcelona (2007). Professora Titular da UNEB. Exerceu a docência no antigo Jardim de Infância e no antigo curso normal. Exerceu atividades técnicas no Ministério da Educação, Secretaria Municipal de Educação de Salvador e Secretarias de Educação e Planejamento do Estado da Bahia. Vem concentrando suas atividades de pesquisa nas áreas de currículo, história da educação e planejamento e gestão da educação; coordena o GPEC com as subcoordenadoras Verônica de Jesus Brandão e Ladjane Alves Sousa.  
LINK PARA CURRÍCULO LATTES: http://lattes.cnpq.br/2986085738856452
E-mail: bete.santana0612@gmail.com

Sou Ladjane Alves Sousa, nasci na cidade de Salvador, Bahia. Membro do GPEC, desde 2007. Hoje, docente, coordenadora pedagógica e residente na cidade de Lauro de Freitas. Professora desde os dezesseis anos, formada em Pedagogia, Mestre em Educação e Contemporaneidade pelo PPGEduC – UNEB. Doutoranda do PPGE da UFBA e integrante do Grupo de Pesquisa História e Memória da Educação Brasileira (HIMEB). Ativista da pauta antirracista, anti-sexista, desde mocinha amo escrever contos e poesias, dançar, conversar, amo rio, cachoeira e mar, simplesmente, amo ser feliz. Contato do endereço eletrônico para os interessados em tecer algumas trocas e conversas.  

LINK PARA CURRÍCULO LATTES:  http://lattes.cnpq.br/3878533833067321
E-mail: ladjaneasouza@yahoo.com.br
Instagram: @ladjanealvessousa  Facebook: Ladjane Las

LÍlia de Jesus Nascimento –  Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) – UNEB. Atualmente é professora na rede municipal do Salvador, tendo atuado anteriormente como docente em classes das séries iniciais do ensino fundamental. Tem interesse pela história da educação da população pobre do Estado da Bahia e das entidades que favoreceram a educação dessa população. Desenvolveu pesquisa sobre a atuação de Antonio Bahia na Primeira República na educação no município de Salvador. É integrante do GPEC desde 2009. 
LINK PARA CURRÍCULO LATTES:  http://lattes.cnpq.br/0165435407093304
E-mail: lilia-nasc@hotmail.com

Tiane Melo dos Anjos, Negra, Mãe, Moradora da periferia de Salvador, Pedagoga, Mestre em Educação e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade UNEB (2018). Desde 2011 no Grupo de Pesquisa em Educação e Currículo desenvolvendo pesquisa sobre a história da educação na Bahia, formação de professoras e escolas normais. É coordenadora pedagógica na rede estadual de ensino no município de Simões Filho/Bahia.  
LINK PARA CURRÍCULO LATTES: http://lattes.cnpq.br/6386718538082892
E-mail para contato: tmanjosprofissional@outlook.com
Instagram: melo.tiane
Facebook: Tiane Melo

Verônica de Jesus Brandão – Graduada e Mestre em Educação pela UNEB, atua como professora da educação infantil na rede pública de ensino em Salvador. Integra o Grupo de Pesquisa em Educação e Currículo – GPEC desde 2007, onde realiza pesquisas voltadas para o estudo da escola primária, sendo responsável pelo estudo das Conferências Pedagógicas realizadas em Salvador, na Primeira República. Atualmente está empenhada no estudo da história da educação infantil na Bahia  
LINK PARA CURRÍCULO LATTES: http://lattes.cnpq.br/9975361779777943

E-mailveronicajbrandao@yahoo.com.br

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close