O Blog e as editoras

***

Aqui você encontrará informações sobre as editoras, o Blog e sua estrutura e instruções para colaboração

SOBRE O BLOG

Após mais de 10 anos de “garimpagem” levantando e sistematizando referências documentais para o estudo da escola primária na Bahia, o Grupo de Pesquisa em Educação e Currículo (GPEC) reuniu um acervo, desenvolveu pesquisas, publicou obras. Dessa trajetória nasce o desejo de compartilhar documentos, socializar produções, e, principalmente, dialogar e interagir com os interessados em História da Educação.

Representando um novo momento na “biografia” do GPEC, o blog MODOS DE FAZER EDUCAÇÃO NA BAHIA – no passado e no presente, é um espaço destinado a auxiliar iniciantes no estudo da história da educação; trocar experiências com professores e pesquisadores da história da educação na Bahia e acolher professores da educação básica que pretendam discutir sobre temas atuais de educação e descobrir os nexos existentes entre a educação do passado e a do presente.

SOBRE AS EDITORAS DO BLOG

Cândida Pereira dos Santos Monteiro – Pedagoga e Mestre em Educação (2017) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), atua como professora da educação básica na rede privada de ensino em Morro do Chapéu – Ba, na Chapada Diamantina. No grupo de Pesquisa em Educação e Currículo (GPEC) desde 2011, tem realizado pesquisas voltadas para a história da educação primária baiana. Responsável pelo estudo dos grupos escolares na Bahia .
LINK PARA CURRÍCULO LATTES:  http://lattes.cnpq.br/8700168463345669
E-mail:candidamonteiro10@gmail.com
Instagram: candidamontteiro
Facebook: Cândida Monteiro

Elizabete Conceição Santana – Professora primária (1959), Pedagoga, Doutora em Educação pela Universidade de Barcelona (2007). Professora Titular da UNEB. Exerceu a docência no antigo Jardim de Infância e no antigo curso normal. Exerceu atividades técnicas no Ministério da Educação, Secretaria Municipal de Educação de Salvador e Secretarias de Educação e Planejamento do Estado da Bahia. Vem concentrando suas atividades de pesquisa nas áreas de currículo, história da educação e planejamento e gestão da educação; coordena o GPEC com as subcoordenadoras Verônica de Jesus Brandão e Ladjane Alves Sousa.  
LINK PARA CURRÍCULO LATTES: http://lattes.cnpq.br/2986085738856452
E-mail: bete.santana0612@gmail.com

Sou Ladjane Alves Sousa, nasci na cidade de Salvador, Bahia. Membro do GPEC, desde 2007. Hoje, docente, coordenadora pedagógica e residente na cidade de Lauro de Freitas. Professora desde os dezesseis anos, formada em Pedagogia, Mestre em Educação e Contemporaneidade pelo PPGEduC – UNEB. Doutoranda do PPGE da UFBA e integrante do Grupo de Pesquisa História e Memória da Educação Brasileira (HIMEB). Ativista da pauta antirracista, anti-sexista, desde mocinha amo escrever contos e poesias, dançar, conversar, amo rio, cachoeira e mar, simplesmente, amo ser feliz. Contato do endereço eletrônico para os interessados em tecer algumas trocas e conversas.  

LINK PARA CURRÍCULO LATTES:  http://lattes.cnpq.br/3878533833067321
E-mail: ladjaneasouza@yahoo.com.br
Instagram: @ladjanealvessousa  Facebook: Ladjane Las

Tiane Melo dos Anjos, Negra, Mãe, Moradora da periferia de Salvador, Pedagoga, Mestre em Educação e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade UNEB (2018). Desde 2011 no Grupo de Pesquisa em Educação e Currículo desenvolvendo pesquisa sobre a história da educação na Bahia, formação de professoras e escolas normais. É coordenadora pedagógica na rede estadual de ensino no município de Simões Filho/Bahia.  
LINK PARA CURRÍCULO LATTES: http://lattes.cnpq.br/6386718538082892
E-mail para contato: tmanjosprofissional@outlook.com
Instagram: melo.tiane
Facebook: Tiane Melo

Verônica de Jesus Brandão – Graduada e Mestre em Educação pela UNEB, atua como professora da educação infantil na rede pública de ensino em Salvador. Integra o Grupo de Pesquisa em Educação e Currículo – GPEC desde 2007, onde realiza pesquisas voltadas para o estudo da escola primária, sendo responsável pelo estudo das Conferências Pedagógicas realizadas em Salvador, na Primeira República. Atualmente está empenhada no estudo da história da educação infantil na Bahia  
LINK PARA CURRÍCULO LATTES: http://lattes.cnpq.br/9975361779777943

E-mailveronicajbrandao@yahoo.com.br

LÍlia de Jesus Nascimento –  Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) – UNEB. Atualmente é professora na rede municipal do Salvador, tendo atuado anteriormente como docente em classes das séries iniciais do ensino fundamental. Tem interesse pela história da educação da população pobre do Estado da Bahia e das entidades que favoreceram a educação dessa população. Desenvolveu pesquisa sobre a atuação de Antonio Bahia na Primeira República na educação no município de Salvador. É integrante do GPEC desde 2009. 
LINK PARA CURRÍCULO LATTES:  http://lattes.cnpq.br/0165435407093304
E-mail: lilia-nasc@hotmail.com

NOSSAS CRENÇAS E COMPOMISSSOS

Estamos comprometidas com a troca de experiências e a divulgação de referências, estudos e obras disponibilizadas pelo GPEC e por autores que desejem usar o Blog como meio de divulgação.

Toda postagem será pautada no registro dos créditos devidos aos que nos autorizem a divulgar suas obras, textos e fontes e às instituições e centros de memória depositárias dos documentos originais cujas cópias, conteúdos e referências possibilitam a realização de nossos estudos.

Temos certeza de que os usuários dos documentos aqui divulgados serão cúmplices e parceiros em nossos compromissos e crenças

Conheça cada uma de nossas seções e séries e decida como deseja participar

Instruções para colaboradores

O Blog Modos de Fazer Educação na Bahia – no passado e no presente teve origem no desejo das mulheres do GPEC de partilhar saberes e documentos acumulados em sua trajetória de pesquisa; trocar informações e ideias sobre a escola do passado e do presente.

Veja ao fim da página as formas de contato com nossas editoras

Sua colaboração será recebida com satisfação e gratidão.

Seção – EM DISCUSSÃO

TROCANDO IDEIAS SOBRE A ESCOLA DO PRESENTE E A DO PASSADO

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é ver-lad-e-natalli-jpeg-1.jpg
Ladjane Alves Sousa, uma das editoras do BLOG do GPEC apresentando um artigo em evento na UESB /VITÓRIA DA CONQUISTA.

EM DISCUSSÃO é um espaço destinado a publicar e discutir ideias sobre temas diversos relacionados com a escola de ontem e de hoje a partir do que denominamos de TEXTO-PROVOCAÇÃO. Um texto – provocação é um texto que aponta ou descreve questões, fatos, eventos, problemas da escola de ontem ou de hoje e que nos remete a reflexões sobre o contexto atual de nossa educação ou de nossa escola. Um texto – provocação pode ser especificamente escrito para ser publicado nessa seção ou originalmente escrito com outros fins. É um texto que pode assumir o formato de artigo, depoimento. resumo, poesia, charada e outros. O que se pretende, sobretudo, é que provoque reflexões e não seja longo ou excessivamente denso

Gostaria de enviar um texto – provocação para ser divulgado e discutido nessa seção?


Seção – EXPOSIÇÃO ESCOLAR

Exposição de fotografias de escolas do passado e dos tempos da selfie

Acima, foto de desenho do professor Alvaro Zózimo (Acervo GPEC)

As exposições são organizadas em torno de um tema, de uma pergunta ou questão usando fotografias escolares (fotos de cadernetas, trabalhos escolares, uniformes/fardamentos escolares, carteiras, prédio escolar, livros, fotos de alunos e professores, escritos de professores e alunos e outros materiais etc) que podem estar acompanhadas de pequenos textos explicativos, depoimentos escritos ou em áudio. Esses materiais podem retratar a história de escolas do passado e de de escolas dos tempos atuais.

Você possui materiais desse tipo? Quer começar a levantar, reunir e organizar materiais sobre uma escola dos tempos atuais ou que funcionou no passado? Conhece pessoas que devam ser estimuladas a organizar uma exposição? Pode manter contato com essas pessoas?

Todos podem construir uma exposição para postar no Blog Modos de Fazer.

Está interessado em organizar ou estimular a organização de uma exposição?

Se já fez contato com editoras do Blog sobre o seu desejo, clique aqui para acessar o documento COMO MONTAR SUA EXPOSIÇÃO

Se ainda não fêz contato com as editoras do Blog Modos de Fazer, veja abaixo como fazer contato ou acesse nossa página https://modosdefazer.org/contatos/

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é arvore-com-frutos.jpg

Assim como as árvores dão frutos pesquisadores produzem informações, saberes e resultados que devem ser compartilhados ao máximo.

O compartilhamento é o lema que orienta a Seção que está destinada a acolher cópias de teses, dissertações, monografias e artigos produzidos no âmbito de grupos de pesquisas e por pesquisadores envolvidos com estudo da história da educação na Bahia; formação e atuação de professores e outros profissionais da educação, especialmente da antiga educação primária e atual educação básica e temas correlatos com essas áreas de pesquisa, entre os quais se encontram, por exemplo, o planejamento e a gestão da educação

Os textos podem ser enviados pelos autores individualmente ou em articulação com seus orientadores e lideranças dos seus grupos de pesquisa. Para textos que já estão depositados em outros repositórios os autores poderão enviar apenas o link que será veiculado através do BLOG.

Deseja divulgar suas produções?


SÉRIE – Modelos de prédios / modelos de escolas

Fachada do Grupo Escolar de Ilhéus. Album Artístico Comercial e Industrial. Bahia: Manoel Rodrigues Folgueira (ed.), 1930.

Com a série modelos de prédio/ modelos de escola desejamos realçar a relação que existe entre práticas curriculares, modos de fazer na escola, a arquitetura e estrutura dos espaços escolares. A iniciaiva é reflexo de nossa concordância com a afirmativa de Escolano (p.26, 2001):

[…] o espaço-escola é, […], um elemento significativo do currículo, uma fonte de experiência e aprendizagem. Mais ainda, a arquitetura escolar, como a definiu G. Mesmin, pode ser considerada inclusive como “uma forma silenciosa de ensino” (Mesmin, G. 1967, p. 62-66, apud Escolano 2001 ).

As postagens são organizadas em Blocos de acordo com os seguintes títulos:

Bloc I- Casa escola / escolas isoladas;

Bloco II – Escolas reunidas;

Bloco III – Centros integrados;

Bloco IV – Ginásios polivalentes;

Bloco V – Grupos escolares;

Bloco VI – outros modelos de escola propostos ou implantados para o ensino primário e médio na Bahia.

Deseja compartilhar informações, fotos, documentos sobre modelos de escola?


Memória da formação dos professores primários na Bahia

Hasteamento da bandeira no ICEIA, antiga Escola Normal, em foto da década de 1960 (Acervo GPEC)

A série deverá fomentar uma ação colaborativa para reconstituição das Memória dos cursos de formação de professores que funcionaram na Bahia, em Escolas Normais e em outros estabelecimentos, desde o período imperial até o fim do século XX. Aspectos da história das instituições de ensino se encontram na memória ainda não ativada de professores, alunos e ex-alunos e em objetos guardados que, em algum momento, serão descartados. Nesse caso se encontram cartas e outros escritos, fotos, cadernos, cadernetas, diplomas, livros, fardas, emblemas (ou escudos) etc. Fotos desses materiais e depoimentos de ex-alunos e professores podem se tornar testemunhos da presença desses cursos no cenário educacional da Bahia.

A série será composta dos seguntes blocos:

BLOCO I – Da Escola Normal da Capital ao ICEIA-Instituto Central de Educação Isaías Alves;

BLOCO II – Outras escolas com cursos de formação de professores na capital;

BLOCO III – Escolas normais e cursos de formação de professores no interior

Deseja compartilhar informações, depoimentos, fotos, documentos sobre escolas normais da Bahia e cursos de formação de professores ?

Histórias de professores, história da escola

Do século XX ao século XI

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é tiane37-1.jpg

Foto da professora pública, Tiane Melo, apreentando no ICEIA, em 2018, sua dissertação sobre a Escola Normal da Bahia. Ao lado, foto de sala de aula em Usina do município de São Sebastião- Bahia, em Folgueira (ed.), 1930. (Acervo GPEC)

Em coerência com a linha de pesquisa do GPEC, que se volta para o estudo da construção da escola primária na Bahia, na primeira República, a página se destina a registrar histórias contadas por professores do século XX. Destina-se também a registrar histórias de professores do século XXI, reconhecendo que conhecer a história de professores é também conhecer a história da escola. Deverá, portanto, acolher textos, depoimentos, registro de práticas e fragmentos da história como fotos, documentos diversos, objetos de memória que nos permitam conhecer ou “imaginar” como foi a história do passado ou como é a escola do presente.

O material levantado pelo GPEC será organizado em dois blocos:

BLOCO I– História da escola contada por professores do século XX

Bloco II -Nós, os professores do século XXI

Se você conhece história de professores que atuaram no século XX, entre 1900 e o ano 2000, se tem notícias de materiais que são parte da história desses professores, faça contato conosco;

Se você é um professor do século XXI e deseja postar nesse blog, algo de sua prática, de sua história ou da história da sua escola, também pode fazer contato conosco.

Repositório de documentos históricos

Foto de membro do GPEC na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, atual Biblioteca Central, em dia de levantamento de documentos (Acervo GPEC).

SEÇÃO destinada a divulgar cópias de documentos históricos levantados pelo GPEC. Acolhe também cópias cedidas por grupos de pesquisa, pesquisadores e usuários do Blog interessados em temas articulados com a história e memória da educação na Bahia.

Garantimos o compromisso de indicação do responsável pela cessão e referências à pessoa ou instituição depositária do documento original.

Você tem ou teve acesso a cópias de documentos históricos sobre a educação na Bahia? Deseja colaborar?

Escolha abaixo as formas de contato que deseja utilizar

e-mail: modosdefazer22@uol.com.br

telefone (71) 98461-7000

whatsApp : (71) 98461-7000

Nossas redes:

Instagram: @modosdefazer22

Facebook: Em aguardo

whatsApp : (71) 98461-7000

Grupos de whatsApp por tema: Em breve

Caso tenha acesso a uma de nossas editoras, pesquisadoras do GPEC, pode fazer um contato direto. Ela repassará a sua solicitação para as demais editoras.

CONHEÇA OS LINKS PARA ACESSO A NOSSAS PÁGINAS E SEÇÕES

EM DISCUSSÃO https://modosdefazer.org/trocando-ideias/

EXPOSIÇÃO ESCOLAR https://modosdefazer.org/exposicao-escolar-3/

TESES, DISSERTAÇÕES E OUTROS TEXTOS https://modosdefazer.org/3-repositorio/

MODELOS DE PRÉDIOS/MODELOS DE ESCOLAS https://modosdefazer.org/serie-modelos-de-predios-modelos-de-escolas/

MEMÓRIA DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES PRIMÁRIOS NA BAHIA https://modosdefazer.org/memoria-da-formacao-dos-professores-primarios-na-bahia/

Histórias de professores, história da escola https://modosdefazer.org/nos-os-professores-do-seculo-xxi/

Repositório de documentos históricos https://modosdefazer.org/documentos-historicos-levantados/