Publicações GPEC

LIVROS PRODUZIDOS NO GPEC

Catálogo de Fontes Documentais 1854/2006

Título: MODOS DE FAZER NA ESCOLA PRIMÁRIA: Presença e influência da escola normal e de suas escolas anexas 

Organizadoras: Cândida P. dos Santos Monteiro; Elizabete Conceição Santana; Lília de Jesus Nascimento; Tiane Melo dos Anjos.

Editora: Edufba, 2018

RESUMO
O catálogo reúne referências de documentos sobre a Escola Normal e a escola primária levantados através de projetos que tiveram como foco principal um amplo levantamento de fontes realizado com o objetivo de criar bases para o estudo da construção do currículo da escola primária na Bahia, especialmente, entre os anos de 1889 e 1930.
Não é preciso enfatizar aqui que a produção do catálogo encontra justificativa na notória ausência de obras de referências sobre o tema e na ausência de estudos sobre a escola primária da Bahia em uma perspectiva histórica, lacuna que vem sendo corrigida, atualmente, pelos esforços de diversos pesquisadores.
Dividida em três partes, a obra traz referências e um breve ementário de manuscritos localizados no Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB) e no Arquivo Histórico Municipal de Salvador (AHMS). Também traz referências e descrições sumárias de documentos impressos encontrados em diversos acervos do estado da Bahia.

PARA AQUISIÇÃO DE UM EXEMPLAR FAZER CONTATO POR E-MAIL
bete.santana0612@gmail.com;
veronicajbrandao@yahoo.com.br;
ladjaneasouza@yahoo.com.br

Para consulta de cópia em PDF acesse: CATÁLOGO DE FONTES DOCUMENTAIS 1856 -2006

TÍtulo: MODOS DE FAZER: CULTURA E MEMÓRIA DA ESCOLARIZAÇÃO PRIMÁRIA NA BAHIA

Organizadoras: Elizabete Conceição Santana; Ladjane Alves Sousa; Verônica de Jesus Brandão.

Editora: Edufba, 2020

RESUMO

Esta publicação trata da cultura escolar do estado da Bahia e está constituída por seis textos organizados em dois blocos. No primeiro bloco o leitor encontra textos que oferecem novos aportes para a história da formação de professores passando por três diferentes aspectos da história da Escola Normal: suas escolas anexas, a feminização do seu corpo discente e a obra escrita pelo professor Alípio Franca, responsável pelo ensino de Pedagogia e Metodologia ministrado as normalistas.

O segundo bloco traz textos que se referem às práticas e materialidade na cultura escolar da Bahia e investigam os uniformes escolares, as mobílias das aulas públicas e a trajetória do Grupo Escolar Rio Branco, o primeiro grupo escolar da Bahia, cuja história é pela primeira vez contada.

Aquisição: Os pedidos podem ser feitos através do e-mail coedufba@ufba.br e na Livraria Estante Virtual e Amozon, ambas livrarias eletrônicas.


SOBRE A OBRA “A CONSTRUÇÃO DA ESCOLA PRIMÁRIA NA BAHIA”

Esta obra está constituída de três volumes.

VOLUME I

Título: GUIA DE REFERÊNCIAS TEMÁTICAS NAS LEIS DE REFORMA E REGULAMENTOS. 1890-1930

Organizadoras: Elizabete Conceição Santana; Jaci Maria Ferraz de Menezes, Maria Alba Guedes Machado Mello; Ladjane Alves Sousa; Natalli Soeiro; Sandra Silva e Souza; Verônica de Jesus Brandão.

Editora:  EDUFBA, 2011

RESUMO

Concebido para evidenciar as mudanças nas propostas legais de estrutura e funcionamento da escola primária, apresenta representações gráficas elaboradas a partir de temas selecionados que orientaram a localização, a análise e o resumo das informações constantes das leis de reforma e regulamentos. Permite visualizar rapidamente como determinado tema foi tratado, ao longo dos 40 primeiros anos da República, nos atos legais que normatizaram a organização do ensino primário no Estado da Bahia e que se tornaram vigentes nos anos de 1890/91, 1895, 1904, 1913/14, 1918/19, 1925 e 1929/30.  Tem função de apoio, uma vez que cada representação gráfica traz a indicação do ato, lei ou regulamento, acompanhada dos seus artigos que tratam, especificamente, do tema. Portanto, o guia remete o leitor para o documento legal, facilitando a sua consulta.

Esse volume I foi organizado em três partes: PARTE I – Do direito à educação primária: prescrições sobre oferta e acesso; PARTE II- Organização do ensino em geral; PARTE III- A escola primária: seus professores, organização e materialidade.

Ao fim do volume encontra-se um ementário das leis e regulamentos do ensino primário que serviram de base para a organização da obra.

Os interessados na aquisição da obra devem fazer contato com a Edufba, uma vez que os exemplares disponíveis no GPEC já foram objeto de repasse ou depósito em instituições como: Setor de Documentação Baiana da Biblioteca Pública Central da Bahia, Biblioteca da FACED /UFBA, Biblioteca Central da UNEB e em outras bibliotecas universitárias de Salvador  e da Bahia.

RESUMO

No volume II, “LEIS DE REFORMA E REGULAMENTOS DA INSTRUÇÃO PRIMÁRIA 1889-1930”, os documentos tratados a partir de representações gráficas no Volume I, anteriormente descrito, são reproduzidos na íntegra com o objetivo de facilitar o acesso ao texto integral dos atos, leis e regulamentos da educação, na Primeira República. Tomamos como ponto de partida a primeira reforma efetivamente posta em prática, em 18 de agosto de 1890, quando da publicação do Ato que regulamenta a instrução primária e secundária do Estado da Bahia. Como ponto final, tomamos a lei de 1929 e o Decreto de 1930, que modificam alguns artigos da lei de reforma e do regulamento vigentes a partir de 1925.

Apesar do interesse específico pelo ensino primário, os documentos foram publicados na íntegra com as informações sobre o ensino secundário e escola normal e em sua grafia original, inclusive preservando pequenas incorreções encontradas nas fontes que estão referenciadas na obra. A obra foi publicada nos formatos impresso e CD. 

PARA AQUISIÇÃO DE UM EXEMPLAR, OU CD, FAZER CONTATO POR E-MAIL

bete.santana0612@gmail.com;

veronicajbrandao@yahoo.com.br;

ladjaneasouza@yahoo.com.br

VOLUME III

Título: O ENSINO PRIMÁRIO NO MUNICÍPIO DE SALVADOR. 1896-1926

Autoras: Elizabete Conceição Santana; Ladjane Alves Sousa; Natalli Soeiro; Verônica de Jesus Brandão (Organizadoras)

Editora:  EDUFBA, 2014

RESUMO

O VOLUME III está organizado em duas grandes seções. A  PARTE 1 – A ESCOLA PÚBLICA PRIMÁRIA DA CAPITAL DA BAHIA EM TEMPOS DA INTENDÊNCIA MUNICIPAL constituída por 6 artigos que tratam da escolarização primária, características do aluno da escola primária de Salvador, dificuldades e obstáculos para implantar essa escola, representações dos professores sobre si mesmo, aspectos pedagógicos da prática dos professores e a presença no ensino municipal de professores eméritos cujas ideias e obras são partes da construção da escola pública primária do Estado da Bahia.

Na PARTE 2, FONTES PARA O ESTUDO DA ESCOLA PRIMÁRIA EM SALVDOR SOB A ADMINISTRAÇÃO DA INTENDÊNCIA MUNICIPAL – 1896-1924, se encontram transcrições de documentos localizados no Arquivo Histórico Municipal de Salvador e nos relatórios impressos da Intendência Municipal;  ementários de relatórios da Intendência Municipal; uma “RELAÇÃO DOS DOCUMENTOS MANUSCRITOS LOCALIZADOS NO ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL DE SALVADOR – AHMS”

PARA AQUISIÇÃO DE UM EXEMPLAR FAZER CONTATO POR E-MAIL

bete.santana0612@gmail.com;

veronicajbrandao@yahoo.com.br;

ladjaneasouza@yahoo.com.br

A relação de documentos manuscritos publicada na 2ª Parte da obra já se enontra disponível em PDF em nossa seção DOCUMENTOS. Para consulta acesse:

 Relação de documentos manuscritos localizadoss no Arquivo Histórico Municipal de Salvador

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close