Histórias de professores, história da escola


O GPEC vem desenvolvendo seus esforços de pesquisa na direção de contar como se deu a construção da escola primária na Bahia tomando como período privilegiado a Primeira República. Reconhecemos que essa construção se dá e se renova sem que possamos demarcar com precisão como as influências e interconexões ocorreram ao longo do tempo. A escola da Primeira República se articula com o que veio antes, no Império, com o que ocorreu ao longo de todo o século XX e com o que vem acontecendo no século XXI.

As história dos professores e a da escola sempre estiveram conectadas nos diversos momentos de evolução da sociedade e das mudanças culturais.

Com a Série HISTÓRIA DE PROFESSORES, HISTÓRIA DA ESCOLA, o Blog Modos de Fazer Educação na Bahia – no passado e no presente pretende registrar as histórias contadas por professores do século XX e as histórias vividas por professores do século XXI.

Nossa esperança é que com o aumento do númro desses registros as interconexões, articulações, permanências, continuidades e rupturas se tornem evidentes estimulando aqueles que nos visitam a projetar e realizar novas pesquisas em torno dessas temáticas.

A série está organizada em dois Blocos:

BLOCO I – História contada por professores do século XX

BLOCO IINós, os professores do século XXI

Vejam abaixo as características de cada um dos Blocos

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é normalista-2.jpg

BLOCO I – História contada por professores do século XX

A imagem retrata a cerimônia de hasteamento da bandeira nos anos 60 do século XX, na Escola Normal da Bahia, então denominada …. . Um momento importante nos cursos de formação de professores de nosso estado. Observe a quantidade de “normalistas”. Foram muitas as diplomadas nessa escola e em outras que foram implantando o chamado “curso normal ou curso pedagógico” Muitas delas (e alguns homens também diplomados) atuaram em nossa escolas primárias, tornaram-se professoras do ensino médio, ensinaram no interior, na capital, em zonas urbanas e na área rural. Foram importantes atores para a construção de nossa escola junto com outras professoras e professores que não frequentaram a escola normal, os leigos.

Queremos conhecer onde esses profissionais ensinavam, que recursos usavam, quais eram as suas práticas, anseios , lutas e dificuldades. Conhecer essas histórias, é conhecer a história da profissão docente e da escola em nosso estado. É, principalmente, se fortalecer como profissional da educação.

Esse bloco é um convite a todos nós, que vivemos no século XXI. Podemos participar do esforço para reconstituir a história da prática desses professores, dando a conhecer seus escritos, registrando suas histórias, fazendo vídeos, gravação de áudios, entrevistas, ouvindo e anotando seus depoimentos, estimulando-os a expressar suas lembranças.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é tiane37-1.jpg

BlOCO IINós, os professores do século XXI

Aberto aos professores e gestores das escolas de hoje e demais profissionais atuando na escola do tempo da selfie. Destinado ao registro de práticas vivenciadas no cotidiano da escola e da sala de aula, partilha de inquietações, dúvidas, dicas e sugestões. Deve registrar também dicas de materiais passíveis de uso nas práticas pedagógicas e de atividades e estratégias usadas na gestão escolar.

Você quer nos ajudar nesse esforço de registro?

Conhece registros ou histórias de pessoas que desenvolveram atividades docentes no século XX, entre 1900 e 2000 ? Conhece história de professores do século XXI ?

Acesse aqui nossas INSTRUÇÕES PARA COLABORADORES

Ou faça contato: e-mail modosdefazer22@uol.com.br ou telefone whatsApp (71) 98461-7000

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close