As vozes dos professores baianos nas revistas pedagógicas criadas entre 1870 e 1940.

Em destaque foto de parte da capa de um dos números da Revista de Educação da Escola Normal de Caetité que circulou entre 1927 e 1928.

Fonte: Acervo do GPEC.

Edição especial de aniversário – Parte 2/3

O GPEC sempre esteve atento à localização das revistas pedagógicas que são fontes muito importantes para o conhecimento da nossa história da educação.

Reafirmando o compromisso do Blog Modos de Fazer Educação na Bahia – o Blog do GPEC – de colocar ao alcance dos usuários cópias dos resultados de nossos levantamentos, estamos disponibilizando no repositório de documentos históricos o Pdf das fotos das revistas que localizamos e fotografamos.

Nossa esperança é a de fomentar o uso desse material em pesquisas no campo da história da educação na Bahia e de estimular a continuidade das buscas de modo a ampliar o acervo que conseguimos reunir.

Quadro 1. Relação dos periódicos pedagógicos baianos localizados pelo GPEC

Título do periódicoData da primeira publicação e responsável ou proprietário
Revista de Instrução Pública1870  Governo da Província da Bahia / Diretoria de Instrução Pública
A Escola1880 Grêmio Normalístico
O preceptor1881 Professores públicos que apresentam a revista como um órgão do professorado baiano
A Reforma17 de julho de 1890 Grêmio do Professorado Bahiano
Revista do Ensino Primário1 de novembro de 1892 Professores públicos
Anais do Núcleo de Estudos Pedagógicos da Escola NormalJá existia em 1923 conforme noticia a Revista do Ensino criada em 1924   Núcleo criado na Escola Normal como uma associação destinada a congregar professores do curso primário, secundário e normal
Revista do EnsinoJunho de 1924 Inciativa de professores
Revista da Educação (Caetité)Janeiro de 1927 Criada pelos professores Órgão da Escola Normal de Caetité
Revista de EducaçãoJulho de 1929   Órgão da Diretoria Geral de Instrução e do Departamento da Associação Brasileira de Educação (ABE) criado na Bahia. Em 1932 passa a ser de propriedade da ABE
Boletim da Liga dos Estabelecimentos ParticularesJaneiro de 1932 Liga dos Estabelecimentos Particulares
Revista da EducaçãoSem informação sobre o número 1 ( Publicado, provavelmente, em 1933)   Órgão do Departamento de Instrução Pública do Estado da Bahia
Boletim de Educação e SaúdeVolume 1 em dezembro de 1940   Secretaria de Educação e Saúde do Estado da Bahia

Fonte: Acervo do GPEC – Foto dos periódicos localizados na Fundação Clemente Mariani (atual AMEDOC/UFRB); Setor de Periódicos Raros da Biblioteca Pública do Estado da Bahia; Biblioteca do Instituto Central de Educação Isaias Alves – CEIA; Hemeroteca da Biblioteca Nacional; Biblioteca do Instituto de Educação Anísio Teixeira ( antiga Escola Normal de Caetité).

No Quadro 1 estão relacionadas as revistas localizadas na trajetória de pesquisa do GPEC que foram criadas entre os anos de 1870 e 1940.

É possível observar que algumas resultaram de iniciativas oficiais enquanto a maioria foi criada por professores que pretendiam representar, congregar e articular os demais colegas de profissão ou pertenciam a entidades que reuniam profissionais da educação – caso da ABE, do Grêmio Normalístico, do Gêmio do Professorado Baiano e da Liga dos Estabelecimentos Particulares.

Resultaram da iniciativa oficial a Revista da Instrução Pública, a Revista da Educação de 1933 e o Boletim de Saúde e Educação.

As editadas sob a responsabilidade dos professores tinham como marcas principais:

a conclamação da classe para a luta;

a descrição e ou análise de aspectos da realidade escolar;

a crítica das decisões, normas e situações consideradas empecilhos para a melhoria da educação;

uma reação às normas e medidas que afrontava a condição de vida e trabalho dos professores;

e a proposição de estratégias e medidas apoiadas na vivência profissional ou em conhecimentos teóricos disseminados na literatura pedagógica disponível na época.

De um modo geral esses documentos possibilataram ao GPEC conhecer e ouvir as vozes de profissionais que participaram da construção de nossa escola, vozes que parecem não estar presentes nos documentos oficiais, mas que foram importante influência para as situações, acontecimentos e prescriçoes das medidas que ali estão relatadas.

O conjunto completo dos números publicados foram localizados apenas para a Revista do Ensino Primário e para a Revista de Educação da Escola Normal de Caetité. Ou seja, sobre o tema paira ainda como tarefas postas aos pesquisadores, além da necessidade de localizar novos títulos, a de tentar coletar os números ainda não encontrados. E mais, cabe utilizar com mais intensidade e profundidade essas fontes para ampliar o conhecimento sobre a educação na Bahia.

OS PRIMEIROS PERIÓDICOS PEDAGÓGICOS BAIANOS

Três dos periódicos localizados foram criados ainda no Império, antes da Proclamação da República. A Revista de Instrução Pública apareceu, em 1870 e, até novas descobertas, pode ser considerada o primeiro periódico pedagógico baiano. Sua criação se deu no contexto da reforma de 1870 (Resolução de 16 maio de 1870), assinada pelo Barão de São Lourenço que dispõe sobre a criação de uma Revista, em suas disposições gerais.

Trechos das páginas 115 e 116 da Resolução de 16 de maio de 1870 que aprova os atos de 18 e 21 de janeiro, 21 e 22 de fevereiro e de 4 de março. Coleção de Leis e Resoluções da Província da Bahia do ano de 1870. Bahia: Tipografia Constitucional, 1870. p. 115 – 116.

A revista A Escola foi criada em 1880 por professores vinculados ao Grêmio Normalístico. É citada por Alípio Franca no livro Memória Histórica: Escola Normal da Bahia (1936) como um periódico que nasceu em decorrência da influência das Conferências Pedagógicas instituídas em 1875, na cidade de Salvador.

O Preceptor surge em 1881 colocando-se como um dispositivo de enfrentamento em relação às medidas introduzidas pela Lei de Reforma de 1881.

_______

Para ver os PDF das primeiras revistas pedagógicas baianas acesse os links abaixo

ATENÇÃO

…..

A próxima postagem será sobre a Revista do Ensino Primário, quando estaremos disponibilizando os PDF dos 12 números localizados.

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close