Exposição Projeto Memória da Educação na Bahia

PROMEBA: ALGUMAS INFORMAÇÃOES INICIAIS

Desde a década de 80 o Projeto Memória da Educação na Bahia (PROMEBA) realiza ações de coleta, sistematização e difusão de informações sobre a Educação na Bahia. O PROMEBA contribuiu para a consolidação de grupos de pesquisas, realizou seminários locais e regionais, encontros, colóquios  e outras atividades que constituíram a base para concepção do Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC).

Coordenado pela professora Jaci Maria Ferraz de Menezes, criado em 1980 como um projeto de pesquisa na SEPLANTEC, na passagem para a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), anos depois, amplia-se com a criação da REDEMEMO na qual participam pesquisadores de unidades da UNEB localizadas em: Senhor do Bonfim, Itaberaba, Teixeira de Freitas, Jacobina, Juazeiro, Caetité e outros municípios.

Sala do Projeto Memória no PPGEduC da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação – Campus I, onde se encontra em fase final de organização o CRMEMO – Centro de Referência do Projeto Memória.

Na Sala do Projeto localizada no PPGEduC no Campus I da Universidade do Estado da Bahia (UNEB): Orientanda da professora Jaci em atividade de orientação que contou com a colaboração de Eduardo, membro do Projeto Memória.

COLÓQUIOS DO PROJETO MEMÓRIA: ALGUMAS LEMBRANÇAS

Os COLÓQUIOS assumem a discussão sobre a Bahia e suas regiões como conteúdo de debates. A concepção que permeia o colóquio casa com a estrutura multicampi da UNEB e sua inserção regional, o que implica em multiplicar no evento a presença necessária de professores e pesquisadores das unidades do interior que têm, como conteúdo de seus trabalhos, o debruçar-se sobre a educação no Estado.

Folder do primeiro colóquio realizado pelo PROMEBA, em 1997

Mesa de discussão no 2º colóquio. Entre os participantes estão os professores JACI MENEZES, MARIA JOSÉ PALMEIRA, LUÍS HENRIQUE DIAS TAVARES e UBIRATAN CASTRO DE ARAÚJO (BIRA). Ao microfone a professora NÁDIA FIALHO.

A marca dos colóquios  foi  a troca de experiências e o aprofundamento  do conhecimento do instrumental  teórico–metodológico necessário para o  trabalho de pesquisa no campo da documentação escrita, oral ou iconográfica.

Em 1998 eram integrantes do Projeto Memória: Nádia Fialho, Maria José de Oliveira Palmeira, Jaci Maria Ferraz de Menezes, Maria Alba Guedes Mello, Elizabete Conceição Santana, Maria Palácios, Maria do Carmo C. Souza, Lívia Maria Góes de Brito, Denise Laranjeira, Gina Alves Rabêlo, Diva Silva Moraes

Capas de folder do VI, VII e VIII colóquio realizados em 2003, 2005 e 2007.

Os folder mostram que o colóquio se torna Colóquio de História da Educação na Bahia, em 2007, congregando professores, pesquisadores, alunos de graduação e da pós-graduação, sendo um espaço para realização de outras atividades como reunião técnica e cursos de extensão.

Capa do folder do IX colóquio

O folder do VII Colóquio evidencia que, além da UNEB e dos “Unebianos”, os eventos também reuniam parceiros  de outras unidades da UNEB, convidando-os para o debate, reafirmando o propósito do projeto Memória de construir uma rede de grupos de pesquisa e pesquisadores. O documento também registra o pioneirismo do Memória na execução de projeto interinstitucional, como foi o caso do CAPES/PQI realizado em articulação com a UFRN.

Capa do livro de programação e resumos do X Colóquio realizado em conjunto com evento que envolveu pesquisadores do Norte e do Nordeste do país.

Capa do Dossiê REDEMEMO e anotações resumo sobre os participantes do XIº Colóquio

O XIº Colóquio resultou na publicação do DOSSIÊ REDEMEMO: HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO NA BAHIA de autoria de  Jaci Maria Ferraz de Menezes, produzido em colaboração com a professora Valdeci dos Santos, editora da Revista Metáfora Educacional, membro do Memória àquela época.

No dossiê, a coordenação do grupo de pesquisa Memória da Educação na Bahia apresentou para a discussão com a comunidade científica, através da Revista Metáfora Educacional (ISSN 1809-2705) – versão on-line (n. 12 (jan. – jun. 2012), jun./2012), as comunicações e os debates realizados durante o XI Colóquio de História da Educação na Bahia, realizado nos dia 13,14 e 15 de dezembro de 2010.
O texto completo do dossiê, em PDF, pode ser acessado em Dialnet no endereço: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3927036

Folder do XII Colóquio

Composição de fotos do XIII COLÓQUIO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA BAHIA realizado em CAETITÉ, BAHIA, CAMPUS VI – UNEB, vendo-se: Capa do folder , mesa com a participação do Reitor da UNEB, José Bites de Carvalho, do professor Erivaldo Fagundes Neves da UEFS, professora Jaci Menezes e outros palestrantes e fotografia de grupo de dança típica da região de Caetité em momento artístico do evento.

Os colóquios foram pensados como momentos pedagógicos de encontro, troca e discussão dos trabalhos dos membros do grupo, de modo a constituir e consolidar uma “comunidade especializada” que trabalha em rede. A realização em Senhor do Bonfim e Caetité reafirma a vocação de itinerância do evento justificada no propósito do projeto Memória de incluir o regional em sua agenda de atividades e de fortalecer grupos de pesquisa do interior, especialmente os sediados nas unidades da UNEB. Nesses moldes os colóquios se caracterizam como recurso para fortalecimento da multicampia.

COLEÇÃO MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO NA BAHIA

No verso da folha de rosto da obra FONTES PARA O ESTUDO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL-BAHIA 2ed. 2001/2002, de autoria de Luiz Henrique Dias Tavares, Jaci Maria Ferraz de Menezes registra que a COLEÇÃO MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO NA BAHIA contava com seis obras em fase de preparação. Cinco títulos já haviam sido publicados, em diferentes veículos, alguns deles datados de 1989. Data, portanto, da década de 80 essa coleção que hoje contabiliza quinze livros publicados. A coleção inclui também obras organizadas por grupos de pesquisa associados ao projeto Memória de que são exemplos as organizadas pelo GPEC- Grupo de Pesquisa em Educação e Currículo.

CAPAS DE LIVROS DA COLEÇÃO MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO NA BAHIA

PROJETOS E ATIVIDADES REALIZADOS NO PROJETO MEMÓRIA

Foram vários os projetos e atividades desenvolvidos. Por trás de cada livro publicado estão ações de levantamento e sistematização de dados, estudos e análises que envolvem professores parceiros e estudantes da pós-graduação da UNEB e de outras instituições. Entre projetos, ações e atividades estão as iniciativas voltadas para levantamento e tratamento do acervo da Escola Parque (em parceria com profissional do CEDEM/UNESP); as relacionadas com o treinamento para organização do arquivo do ICEIA, as missões de estudo realizadas por alunos da pós-graduação no interior do estado e na Unicamp e muitas outras.

Entre os projetos cabe especial atenção ao PROCAD e ao PQI que colocam, oficialmente, a UNEB em articulação com outras instituições de ensino superior.

O PQI – Programa de Qualificação Institucional foi executado em articulação com a UFRN, UFRGS e USP entre 2003 e 2008. Tendo em vista a necessidade de acelerar a qualificação de doutores , o projeto apoiou professores e estudantes de pós-graduação da UNEB vinculados ao PROMEBA com bolsas para realização do doutorado e participação em missões de estudos em universidades do interior da Bahia e de outros estados. Foram formados oito doutores como resultado da execução do PQI.

O PROCAD – Programa de Cooperação Acadêmica da Capes articulou UNEB, UESB, PUC e UNICAMPI permitindo a pesquisadores do Projeto Memória revisitar e estudar as pesquisas realizadas sob o impulso de Anísio Teixeira que, pretendendo aprofundar o conhecimento sobre a Bahia e suas regiões, articula-se com o Projeto Colúmbia e o projeto UNESCO. Os estudos realizados pelo Memória no PROCAD resultaram na produção de obras como a republicação do texto Uma pesquisa sobre a vida social no estado da Bahia de Charles Wagley, Thales de Azevedo e Luiz A Costa Pinto (Edufba, 2016). Vários textos foram produzidos alguns dos quais encontram-se ainda sem publicação.

Um dos projetos realizados no Memória, depois de sua passagem para a UNEB, foi O MEMÓRIA ICONOGRÁFICA  DA ESCOLA. A preocupação com iconografia perpassa as diversas ações e projetos executados pelo Memória resultando em um acervo considerável quanto a esse aspecto. Abaixo folder utilizado na divulgação do projeto sobre Memória Iconográfica.


SOBRE A DINÂMICA DE FUNCIONAMENTO DO MEMÓRIA: O funcionamento ocorre através de uma estrutura que integra projeto , grupo de pesquisa, centro de referência. Esses três elementos estão em permanente articulação com pesquisadores e grupos de pesquisa.

SOBRE O PROJETO: apresenta uma filosofia, princípios, um escopo teórico e metodológico que se irradia entre grupos de pesquisa e pesquisadores

SOBRE O GRUPO DE PESQUISA MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO NA BAHIA – No Dossiê REDEMEMO (MENEZES, 2012) a coordenadora do grupo diz: ” organizado como grupo na UNEB, uma universidade multicampi, procurou articular e integrar os diversos professores e pesquisadores de História da Educação na Bahia que nela trabalham, assim como outros colegas de outras universidades, estabelecendo assim um amplo debate para além das fronteiras da nossa universidade.” Ou seja, pesquisadores em rede, grupos de pesquisa associados, orientandos em seus trabalhos de mestrado e doutorado produzem referências fruto de levantamentos, estudos, textos, livros tendo como fio condutor a filosofia e os princípios apresentados no projeto núcleo do Memória. Link do grupo no CNPQ

SOBRE O CENTRO DE REFERÊRENCIA DO PROJETO MEMÓRIA – CRMEMO: espaço físico destinado a preservar a memória do projeto e a guardar o acervo documental dos diversos estudos realizados utilizando diversos tipos de suporte – impressos, fitas gravadas, filmes , mídia eletrônica. Atualmente sediado em uma sala do PPGEduc /UNEB.

PARTICIPAÇÃO DO PROMEBA EM EVENTOS, LOCAIS, REGIONAIS E INTERNACIONAIS

Ao longo de sua trajetória a coordenação e membros do PROMEBA vem participando de inúmeros eventos locais, regionais, nacionais e internacionais como demonstram os registros fotográficos abaixo de uma pequena parcela desses eventos.

Seminário de Pesquisa Documental -GPEC/DEDC I/UNEB

Lançamento de livro EDUCAÇÃO, REGIÃO E TERRITÓRIOS (EDUFBA, 2013) no V Encontro Norte Nordeste de História da Educação Instituições Escolares – Profissão Docente Teresina-Piauí de 23 a 26 de novembro de 2014.

No fim do ano de 2019 o PROMEBA participou da CARAVANA ANÍSIO TEIXEIRA, uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, que faz parte do projeto “2020: Ano Anísio Teixeira” cujo objetivo é o de resgatar a memória e celebrar o legado de um dos maiores educadores brasileiros de todos os tempos. Na foto do lado direito, ao fundo, no lado esquerdo da fotografia estão a professora Jaci Menezes, coordenadora do PROMEBA; Jacy Barletta, profissional da UNESP consultora do projeto Memória, Ednei Santos e Edna Santos, membros do Memória e orientandos da professora Jaci Menezes.

CRÉDITOS DA ORGANIZAÇÃO DA EXPOSIÇÃO

Tiane Melo do Anjos

Verônica de Jesus Brandão

Cândida Pereira dos Santos Monteiro

CRÉDITO DAS IMAGENS

As fotos utilizadas são de documentos sob a guarda do Projeto Memória da Educação na Bahia depositados no Centro de Referência do Projeto Memória da Educação na Bahia – CRMEMO

Atenção

As organizadoras autorizam o uso das imagens postadas, desde que haja referência ao GPEC e registro, por extenso, dos nomes dos centros de documentação e guarda depositários dos originais dos documentos cujas fotos foram objeto de divulgação na exposição.

Se você chegou até aqui e deseja saber mais sobre o projeto Memória da Educação na Bahia e a professora Jaci Menezes acesse:

ALBUM COM A TRAJETÓRIA DA PROFESSORA JACI MENEZES

Álbum em vídeo link

TEXTO-PROVOCAÇÃO COM DEPOIMENTOS SOBRE O PROJETO MEMÓRIA E SOBRE A PROFESSORA JACI MENEZES Leia aqui o texto-provocação de novembro