Texto-provocação de março 2021

“NORMALISTA”

Letra da música “NORMALISTA” gravada por Nelson Gonçalves em 1949 e composta por  DAVID NASSER e BENEDITO LACERDA

Vestida de azul e branco
Trazendo um sorriso franco
No rostinho encantador
Minha linda normalista
Rapidamente conquista
Meu coração sem amor

Eu que trazia fechado
Dentro do peito guardado
Meu coração sofredor
Estou bastante inclinado
A entregá-lo ao cuidado
Daquele brotinho em flor

Mas, a normalista linda
Não pode casar ainda
Só depois que se formar…
Eu estou apaixonado
O pai da moça é zangado
E o remédio é esperar

A figura da normalista, denominação dada às estudantes da Escola Normal, esteve presente no imaginário do povo brasileiro significando a jovem futura professora, símbolo que se confundia também com o de futura esposa e mãe., Foi em torno dessa figura emblemática, por várias décadas do século XX ,que as editoras do BLOG foram buscar uma antiga letra do repertório da música popular brasileira para representar o texto provocação de nossa edição do mês de março.

A composição da música e letra “Normalista” (1949) foi inspirada num caso real de proibição de casamento. Segundo conta David Nasser, no livro “Parceiro da Glória”, a história teria se passado com a filha do coronel Félix Henrique Valois, interventor no Acre. A moça estava apaixonada por um tenente e, normalista, lutava por seu amor. O pai não queria consentir no casamento e havia, de outro lado, a proibição do Instituto de Educação. No final, tudo deu certo, pois além de inspirar um belo samba, a moça se casou. Lançada por Nelson Gonçalves, o samba-canção obteve sucesso imediato.

Imagens de normalistas da Escola Normal da Bahia em diferentes momentos da história da escola.

Foto 1- Estudantes assistem aula em sala da Escola Normal da Bahia (1925).

Foto 2 -Uniformes das normalistas em desenho do professor Álvaro Zózimo (segundo o autor os desenhos são de uniformes a partir da segunda metade da década de 20) .

Imagem 3 – Alunas em hasteamento da bandeira no pátio do ICEIA (antiga Escola Normal), em foto da década de 60

O QUE É UM TEXTO-PROVOCAÇÃO EM NOSSO BLOG

Um texto – provocação é um texto que aponta ou descreve questões, fatos, eventos, problemas da escola de ontem ou de hoje e que nos remete a reflexões sobre o contexto atual de nossa educação ou de nossa escola. Um texto – provocação pode ser especificamente escrito para ser publicado na seção EM DISCUSSÃO/TROCANDO IDEIAS ou originalmente escrito com outros fins. É um texto que pode assumir o formato de artigo, depoimento. resumo, poesia, charada, música e outros. O que se pretende, sobretudo, é que provoque reflexões , sem ser longo ou excessivamente denso.

Para conhecer outros textos provocação clique aqui

Se você leu o texto provocação, deixe aqui seu comentário

2 comentários em “Texto-provocação de março 2021

  1. muito bom esse texto. ultrapassa o impedimento do coronel ao matrimonio e surge as ideias de independencia feminina, antes de qualquer coisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *