Os 185 anos da Escola Normal da Bahia, em abril 2021, inspira a busca de um texto-provocação que remete a uma figura do imaginário popular.

A FIGURA DA NORMALISTA , DENOMINAÇÃO DADA ÀS ESTUDANTES DA ESCOLA NORMAL, ESTEVE PRESENTE NO IMAGINÁRIO DO POVO BRASILEIRO SIGNIFICANDO A JOVEM FUTURA PROFESSORA, SÍMBOLO QUE SE CONFUNDIA TAMBÉM COM O DE FUTURA ESPOSA E MÃE.

Foi em torno dessa figura emblemática por várias décadas do século XX que as editoras do BLOG foram buscar uma antiga letra do repertório da música popular brasileira para representar o texto provocação de nossa edição do mês de março.

Imagens de normalistas da Escola Normal da Bahia em diferentes momentos da história da escola. Foto1- estudantes em aula em sala da Escola Normal. Foto 2 -Uniformes das normalistas em desenho do professor Álvaro Zózimo 3. Alunas em hasteamento da bandeira no pátio do ICEIA (antiga Escola Normal), em foto da década de 60

TEXTO – PROVOCAÇÃO DA EDIÇÃO DE MARÇO 2021

Letra da música “NORMALISTA” gravada por Nelson Gonçalves em 1949 e composta por  DAVID NASSER e BENEDITO LACERDA

Vestida de azul e branco
Trazendo um sorriso franco
No rostinho encantador
Minha linda normalista
Rapidamente conquista
Meu coração sem amor

Eu que trazia fechado
Dentro do peito guardado
Meu coração sofredor
Estou bastante inclinado
A entregá-lo ao cuidado
Daquele brotinho em flor

Mas, a normalista linda
Não pode casar ainda
Só depois que se formar…
Eu estou apaixonado
O pai da moça é zangado
E o remédio é esperar

A composição da música e letra “Normalista” (1949) foi inspirada num caso real de proibição de casamento. Segundo conta David Nasser, no livro “Parceiro da Glória”, a história teria se passado com a filha do coronel Félix Henrique Valois, interventor no Acre. A moça estava apaixonada por um tenente e, normalista, lutava por seu amor. O pai não queria consentir no casamento e havia, de outro lado, a proibição do Instituto de Educação. No final, tudo deu certo, pois além de inspirar um belo samba, a moça se casou. Lançada por Nelson Gonçalves, obteve sucesso imediato.

O QUE É UM TEXTO-PROVOCAÇÃO EM NOSSO BLOG

Um texto – provocação é um texto que aponta ou descreve questões, fatos, eventos, problemas da escola de ontem ou de hoje e que nos remete a reflexões sobre o contexto atual de nossa educação ou de nossa escola. Um texto – provocação pode ser especificamente escrito para ser publicado na seção EM DISCUSSÃO/TROCANDO IDEIAS ou originalmente escrito com outros fins. É um texto que pode assumir o formato de artigo, depoimento. resumo, poesia, charada, música e outros. O que se pretende, sobretudo, é que provoque reflexões , sem ser longo ou excessivamente denso.

QUEREMOS CONVERSAR COM VOCÊ SOBRE O TEXTO PROVOCAÇÃO

Você leu o nosso texto – provocação e acessou o vídeo para ouvir a música? Gostaria de enviar suas respostas para as pergunta abaixo?

A que memórias e questões em torno da formação de professores a letra da música “NORMALISTA” remete os leitores do BLOG?

Será que atualmente as estudantes dos nossos cursos de formação de professores estão presentes no imaginário popular do mesmo modo que as “normalistas” estavam nas décadas de 20, 30, 40, 50, 60 do século XX  ?

Você foi uma “normalista”, estudou em uma escola normal ?

Preencha o formulário abaixo:

2 comentários em “Os 185 anos da Escola Normal da Bahia, em abril 2021, inspira a busca de um texto-provocação que remete a uma figura do imaginário popular.

  1. Maria Juraci Maia Cavalcante 30 de abril de 2021 — 16:17

    Parabéns, Beth! Iniciativa maravilhosa! Amei! Vou divulgar…..Obrigada!

    1. Elizabete Santana 1 de maio de 2021 — 11:09

      Obrigada, professora Juraci. Sua opinião é muito importante para as editoras do Blog Modos de Fazer Educação. Nos ajuda a prosseguir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close