Leia aqui o texto provocação do mês de fevereiro/2021

A fotografia da Revista Renascer retrata parte de um momento de celebração ao fim do ano letivo de 1919 quando alunos e professores vestiam-se cuidadosamente para visitar a Exposição Escolar anualmente realizada. No evento as escolas exibiam amostra dos melhores trabalhos didáticos realizados, tendo sempre um lugar especial os “trabalhos de agulha,” atividade que integrava o currículo das escolas para o sexo feminino.

O TEXTO-PROVOCAÇÃO do mês de fevereiro trata desse momento de celebração e de outros eventos e ritos que perpassavam a cultura escolar da época, como por exemplo os exames anuais e semestrais. Ao mesmo tempo estimula indagações sobre a permanência desses ritos ou sobre sua substituição por outros em períodos posteriores à Primeira República e nas escolas dos tempos da selfie. Que tal uma reflexão sobre os diversos tipos de exames que marcam o ritmo do desenvolvimento do currículo e das atividades em nossas escolas de ensino fundamental, médio e superior do século XXI ?

Sobre as autoras

Elizabete Conceição Santana, Ladjane Alves Sousa e Verônica Brandão são editoras do Blog MODOS DE FAZER EDUCAÇÃO NA BAHIA – no passado e no presente. Foi na condição de pesquisadoras do Grupo d Pesquisa em Educação e Currículo – GPEC que escreveram o artigo ora apresentado como TEXTO -PROVOCAÇÃO.

PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS AUTORAS ACESSE O MENU OU CLIK AQUI PARA ENTRAR NA SEÇÃO:

O Blog, as editoras e os compromissos.


As informações e opiniões expressas no texto – provocação são de inteira responsabilidade dos seus autores. O texto-provocação é um recurso pensado para estimular os leitores do Blog a expressarem sua opinião sobre temas e questões de interesse para a educação e a história da educação. Por isso, é parte essencial da Seção EM DISCUSSÃO.

MUITO OBRIGADA POR SUA VISITA

QUEREMOS SABER:

  • O que você achou do texto provocação do mês de fevereiro -PARA ALÉM DO JULGAMENTO E DA CELEBRAÇÃO: Festas e exames, os ritos solenes de fim de ano na escola primária da Primeira República.
  • Conhece algo sobre os ritos e celebrações existentes nas escolas de nossa atualidade. Você encontrou no texto alguma relação com o que acontece em nossa realidade escolar?
  • Conhece outros textos sobre ritos solenes das escolas do passado ?

REGISTRE NO FORMULÁRIO ABAIXO OS SEUS COMENTÁRIOS

ACESSE O LINK ABAIXO PARA CONHECER OUTROS TEXTOS-PROVOCAÇÃO OU VISITE A SEÇÃO EM DISCUSSÃO

Janeiro 2021 –190 ANOS DE EDUCAÇÃO OFICIAL EM LAURO DE FREITAS

DEZEMBRO 2020- Por que apagar o nome de Carneiro Ribeiro?

NOVEMBRO 2020 – Leia aqui o texto-provocação de novembro

OUTUBRO 2020– Educação e Sociedade: o passado e o presente na vivência de pandemias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *