Com a palavra alunos e ex- alunos da EN e do ICEIA

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é haateamaento-em-jpeg-1.jpg

Registros postados em agosto 2021

FOTOS E VÍDEOS COM IMAGENS E DEPOIMENTOS DE ALUNOS

  1. Fanfarra do Instituto Central de Educação Isaías Alves -ICEIA na comemoração dos 175 anos do ICEIA.

A fanfarra mais antiga do Estado, a Faniceia, comemorou 60 anos em 2010.

Foto disponível em: http://escolas.educacao.ba.gov.br/noticias/colegio-iceia-comemora-175-anos. a Acesso em 28 jul 2021

2. Vídeo Minha Escola, Meu Lugar – ICEIA

Documentário que aborda a relação histórica e social da escola com o local onde está inserida seja um bairro, ou mesmo uma cidade. Esse episódio traz o histórico do Instituto de Educação Isaías Alves – ICEIA, desde a sua implantação, até as relações com a comunidade do bairro do Barbalho e teve o objetivo de retratar e buscar a historicidade do Instituto de Educação Isaías Alves, relacionando-o com a vida sociocultural e política desse bairro de Salvador, onde está inserida a Unidade Escolar.

Veiculado, em 16 de maio. de 2018. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=NwLNNeQ4VJ4

3. EXPOSIÇÃO ESCOLAR AGOSTO 2021

A exposição proposta e organizada por Maria de Fatima Brandão de Jesus, ex aluna do ICEIA, apresenta fotos, texos e depoimentos que retratam as memórias de três normalistas que foram estudantes do curso normal do ICEIA, em diferentes momentos. Integra a Seção EXPOSIÇÃO ESCOLAR do Blog Modos de Fazer Educação na Bahia.

Para ver a expoisção Três normalistas da família Brandão no ICEIA (1959-1980)completa acesse Exposição Agosto 2021

DEPOIMENTOS ORAIS E ESCRITOS DE EX- ALUNOS

1.Livro “Recordações de tempos estudantis dos professores de 1922″diplomados pela Escola Normal

2. O LIVRO DE OURO DA ESCOLA NORMAL DA BAHIA (1920-1923).

Reunião de um conjunto de discursos pronunciados por alunos e professores, poesias recitadas e notícias publicadas nos jornais O Imparcial, A Tarde e Diário da Bahia. Foi publicado pela Escola Tipográfica Salesiana, na Bahia, em 1923. (Apresenta paginação irregular e não traz  indicação de autoria ).

3. Depoimento da professora Mônica de Oliveira Bonfim

Depoimento prestado a Maria de Fátima Brandão de Jesus, em agosto de 2021,em áudio. Relata a passagem da professora pelo ICEIA e apresenta parte de sua trajetória profissional

Acesse aqui o Depoimento da professora Mônica de Oliveira Bomfim

4. Depoimento de Maria da Glória Brandão de Santana

Depoimento prestado a Maria de Fátima Brandão de Jesus, em agosto de 2021, relata a passagem da professora pelo ICEIA e apresenta parte de sua trajetória de trabalho, com destaque para o retorno como profissional ao seu local inicial de formação.

COMO FOI SER ALUNA DO ICEIA .

Salvador, 25 de agosto 2021

Concluído o curso pedagógico em 1967, fui selecionada para um curso de especialização promovido pela Secretaria de Educação da Ba e UFBA a nível de estudos adicionais. Havia aprendido o código braile na sala de recursos para deficientes visuais que funcionava no ICEIA, com professores especializados da Secretaria de Educação. Atuei como voluntária no turno oposto às minhas atividades escolares. Fui da mesma classe de uma estudante deficiente visual e me interessei pelo código Braille.

Prestei concurso público em 1969para Secretaria de Educação do Estado tendo sido nomeada no final do ano e designada para a Escola Classe 2 em 1970, onde exerci a docência por 6 meses, reencontrando em exercício a mesma diretora dos meus tempos de estudante primária, Prof.ª Raimunda Passos Marques, sempre dinâmica, dedicada ao trabalho docente e administrativo daquela unidade escolar.

Foi muito gratificante retornar como professora regente à escola onde estudei, experiência emocional difícil de definir. A escola ainda possuía padrão de qualidade, porém com um perfil didático-administrativo diferente, maior quantidade de alunos, transformações na estrutura administrativa, atividades extra-classe reduzidas.

Havia realizado em 1969 o curso de Especialização na Educação de Deficientes Visuais e fui requisitada pela Secretaria de Educação Setor de Deficientes Visuais. Atuei como professora de Sala de Recursos e Prof.ª Itinerante no ICEIA e várias unidades escolares onde estudavam alunos com deficiência visual.

Em 1972 fui aprovada no vestibular para o curso de Letras na UFBA e atuei como docente de Língua Portuguesa no ICEIA por 17 anos, Concluí o Curso de Pós-graduação em Educação Especial, lato sensu na Universidade do Estado da Bahia UNEB- Departamento de Educação do Campos I em 1998/99.

Minha gratidão e apreço às escolas em que tive o privilégio de estudar, bem como aos educadores que atuaram na minha formação.

Atuei no Centro de Apoio ao Deficiente Visual-MEC – Secretaria de Educação, ministrando cursos de Braille para professores da Rede Estadual e Municipal de Salvador e de outros municípios do Estado da Bahia.

Atribuo todo meu crescimento à vivencia nas escolas responsáveis por minha formação.

Maria da Glória Brandão de Santana

(TEXTO TAMBÉM EM PDF) Para ver o texto completo acesse aqui


BLOGS CRIADOS E OU ADMINISTRADOS POR ALUNOS

  1. Blog Instituto Central Isaías Alves

Descrição do Blog em sua página inicial

Escudo para o bolso da blusa dos alunos

Administrado por Ana Paula Trindade, que se define como aluna, em 2011. A última postagem está datada de 21 de maio de 2011

ENDEREÇO: http://institutocentraldeeducaoisaasalves.blogspot.com/p/origem-do-iceia-influencia-europeia.html

2. EX- ALUNOS DO ICEIA 80 90 – Página no facebook

O Grupo Ex – Alunos do Iceia 80 e 90 , tem como finalidade, criar a possibilidade de reencontrar amigos dessas décadas, tem André Cunha como  administrador/moderador

Enderêço: https://web.facebook.com/groups/372147562861679 (A última postagem localizada data de 30 de agosto de 2020)

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close