
Alípio Franca
Professor da Escola Normal
Informaçãoes postadas em agosto 2021
DEPOIMENTO DE ANGÉLICA TINAUT
EM 20 DE SETEMBRO DE 2018, NO BLOG ENSINANDO SEMPRE
Foi com muita alegria que recebi a confirmação do ICEIA como “Centro de Formação, Eventos e Convenção na área de educação.
Ingressei no ICEIA através do exame de admissão era INB (Instituto Normal da Bahia), cursei o ginásio (4 anos) e o curso pedagógico (3 anos), me formando em professora primária. De INB passou a ser ICEIA (Instituto de Educação Isaías Alves).

Professora Angélica Tinaut em foto publicada em seu Blog “Ensinando Sempre”.
Na Seção SOBRE do “Ensinando Sempre”. a professora escreve: “Aqui estamos, eu Angélica Tinaut com 80 anos de idade, 67 anos de profissão como educadora das mais variadas classes sociais, faixa etárias e formando profissionais de todas as áreas possíveis, imagináveis e existentes, hoje me conectando com o mundo virtual para atingir mais pessoas ao mesmo tempo e continuar levando minha experiência de vida e de profissão com informações contemporâneas e atuais.“
Clique aqui para ver mais do Depoimento da professora Angelica Tinaut
Depoimento da professora Angélica Tinaut publicado na coluna Valorização-
Destaque do mês no Blog Ensinando Sempre. Disponível em:
http://www.ensinandosempre.com.br/valorizacao-destaque-do-mes-5/
A ESCRITA DO PROFESSOR ÁLVARO ZOZIMO
O livro Sempre a Serviço da Educação do ex aluno e professor da Escola Normal

No livro o professsor relata a sua vivência como aluno da Escola Normal iniciada quando a instituição ainda funcionava no antigo prédio, na rua do Caquende, em Nazaré. Descreve aspectos do cotidiano da escola e aspectos relativos à prática dos professores.
Págnia do livro SEMPRE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO: Uma experiência de vida de mais de 80 anos. Obra editada com a colaboração da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em 1998, localizada na Biblioteca do Instituto Central de Educação Isaias Alves.
OS LIVROS DO PROFESSOR JOSÉ FRANCISCO DE SÁ TELES
- SUBSÍDIO À HISTÓRIA DA PEDAGOGIA E DA EDUCAÇÃO NA BAHIA: Recordações de um Mestre Escola.
- NOTÍCIA HISTÓRICA DA INSTRUÇÃO NA PROVÍNCIA DA BAHIA (1836 A 1936).

O livro SUBSÍDIO À HISTÓRIA DA PEDAGOGIA E DA EDUCAÇÃO NA BAHIA: Recordações de um Mestre Escola traz a história da formação escolar do professor Sá Teles na qual constam os seguintes capítulos , sobre o ensino normal: Capítulo IV- Da origem da ensino normal (p.37-40); Capítulo V-Reformas do ensino na província da Bahia ( p.43 a 55) ; Capítulo VIII – A escola Normal sesquicentenária da Bahia (p.73-80). Inclui fotografias. Publicado em 2ed. pelo Senado Federal, em Brasília no ano de 1989.
NOTÍCIA HISTÓRICA DA INSTRUÇÃO NA PROVÍNCIA DA BAHIA (1836 A 1936) trata da história da instrução na Bahia, com destaque para a Escola Normal. Discorre sobre a sua criação e instalação, locais onde funcionou, corpo docente, diretores e livros adotados. Traz fotografias de professores e diretores. Publicado em Salvador pela EGBA no ano de 2003. Localizado no Setor de Documentação Baiana da Biblioteca Pública do Estado da Bahia.
O LIVRO DO PROFESSOR ALIPIO FRANCA CONTANDO A HISTÓRIA DA ESCOLA NORMAL

O livro MEMÓRIA HISTÓRICA 1836 – 1936 apresenta informações detalhadas sobre a Escola Normal em duas grandes seções. A primeira seção trata da história da instituição de 1836 a 1889. A segunda refere-se ao período de 1889 a 1935. A obra inclui informações sobre o quadro de funcionários e professores, relação nominal de alunos e diplomados, legislação e outras. Inclui fotografias
Publicado na Bahia pela Imprensa Oficial do Estado no ano de 1936, ano do centenário da criação da escola. Localizado na Subgerência de Obras Raras e Valiosas da Biblioteca Pública do Estado da Bahia.
Ao lado página do livro de Alípio com a imagem do estandarte da Escola Normal da Bahia no ano de 1936.