Vamos celebrar um aniversário?

14 de abril data da criação, em 1836, da Escola Normal da Bahia

Em destaque: Foto da sala de aula do Jardim de Infância anexo à Escola Normal, no antigo prédio na rua Almeida Couto, atual Avenida Joana Angélica. Fonte: Instituto Geográfico e Histórico da Bahia.

Professores, alunos ex-alunos e autoridades programaram o evento ICEIA 186 Anos de Resistência para marcar tão importante data.

VEJA O FOLDER

CONHEÇA A PROGRAMAÇÃO

PARTICIPE…

Clique aqui para ter acesso ao formulário de inscrição.

Agradecemos a Natália, usuária que se encontra em nossa lista de divulgação do Blog Modos de Fazer Educação, a gentileza de nos ter enviado o folder e link para inscrição.

________________________________________________

BREVES INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLA NORMAL DA BAHIA

A Escola Normal, criada em 1836, teve seu nome modificado, em 1895, para Instituto Normal da Bahia. Em 1914, volta a ter o nome de Escola Normal. Em 1925, em razão da criação de escolas normais no interior do estado, passa a ser denominada de Escola Normal da Capital. Em 1939, foi transformada em Instituto Normal da Bahia, em 1962, tornou-se o Instituto de Educação Isaias Alves e, posteriormente, até 2012, foi designada de Instituto Central de Educação Isaias Alves (ICEIA). Foram encontrados registros de que, antes de 1962, a instituição denominava-se Instituto Normal Isaias Alves, porém os atos legais que instituíam essa denominação não foram localizados.

Depois de criada, em 1836, a escola normal funcionou em diversos locais. Entre 1880 e 1881 passou a funcionar no prédio abaixo, na rua Almeida Couto, atual Avenida Joana Angélica como indicam Alípio Franca (1936, p. 55) e Alfredo Magalhães (1923, p.212). Ali esteve até o ano de 1940, quando foi transferida para o prédio onde atualmente funciona com a denominação de CENTRO ESTADUAL DE EDUCACAO PROFISSIONAL FORMACAO E EVENTOS ISAIAS ALVES

Prédio da antiga Escola Normal no livro “A Fotografia na Bahia 1839-2006 “de  Aristides Alves, publicado em 2006, localizado na Biblioteca do Mosteiro de São Bento, em Salvador. Bahia.

Prédio da antiga Escola Normal com sua fachada restaurada pelo seu atual ocupante, o Ministério Público da Bahia.

Foto em: Inconstitucionalissimamente: MP-BA quer anular artigos da LOUOS aprovados em afronta à Lei

Uma imagem da foto em destaque na abertura do Blog na forma em que se encontra no acervo do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia.

Os registros inscritos na fotografia indicam o responsável pela foto (Gonsalves) , o tipo de escola anexa que foi retratada ( Escola infantil) e a denominação da escola normal no momento da fotografia (Instituto Normal da Bahia), o que indica que Gonsalves registrou a escola infantil provavelmente entre 1895 e 1914.

_______________________________________

PARA CONHECER COMO O BLOG MODOS DE FAZER VEM ATUANDO NA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA DE NOSSA PRIMEIRA ESCOLA NORMAL ACESSE DOCUMENTOS DIVERSOS ATRAVÉS DOS LINKS ABAIXO

Exposição Agosto 2021Três normalistas da família Brandão no ICEIA (1959-1980)

Exposição março 2021Escola normal da Bahia além do tempo

DISSERTAÇÃO EM NOSSO REPOSITÓRIO DE TEXTOS -A Escola Normal e a feminização do magistério primário na Bahia entre 1842 e 1889. Tiane Melo dos Anjos

 CATÁLOGO DE FONTES DOCUMENTAIS 1856 -2006

E Textos sobre a Escola Normal no livro  MODOS DE FAZER: CULTURA E MEMÓRIA DA ESCOLARIZAÇÃO PRIMÁRIA NA BAHIA organizado por Elizabete Conceição Santana; Ladjane Alves Sousa; Verônica de Jesus Brandão, uma publicação da Edufba, 2020 que pode ser adquirido através do e-mail coedufba@ufba.br e na Livraria Estante Virtual e Amozon, ambas livrarias eletrônicas.

2 comentários em “Vamos celebrar um aniversário?

  1. Excelente Professora Elizabete e equipe.Me sinto cada vez mais honrado de ter sido homenageado por tão competente grupo de pesquisas que é um Patrimônio Imaterial do nosso Estado da Bahia.

    1. Obrigada, professor Gildasio, nós é que nos sentimos honradas com a atenção que sempre nos dispensa. Estamos sempre acompanhando as notícias sobre a sua brilhante trajetória.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close