Na Bahia: No passado e no presente um Natal de luzes e de presépios

Em destaque: Foto de um aspecto da decoração do Campo Grande no Natal de 2022. Fonte: Texto da redação do Jornal Correio publicado em 30/11/2022 com o título de Decoração natalina na Praça do Campo Grande é aberta ao público.

Disponível em https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/decoracao-natalina-na-praca-do-campo-grande-e-aberta-ao-publico/

_________________________

Um pouco do natal do passado na cidade do Salvador da Bahia

Imagens do Natal em Salvador no ano de 1921

As imagens abaixo registram a elite soteropolitana festejando o Natal em um clube da cidade. São imagens extraídas do Num. 83, Ano VI, da Revista Renascença publicada na Bahia, em 31 de dezembro de 1921, localizada no Setor de periódicos raros da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, atual Biblioteca Central .

Na legenda de autoria da redação da revista: : Um grupo de assistentes à elegantíssima festa natalina do simpático ” Clube Baiano de Tênis”.

Na legenda: Aspecto feéerico da sede do Baiano de Tênis à Baixa da Graça na noite de Natal (instantâneo à luz do magnésio para Renascença)

Nas páginas do jornal A Tarde uma reportagem rememora 50 anos das festas natalinas em Salvador

Leia um trecho da reportagem ” A TARDE Memória: as formas de celebrar o Natal em Salvador ganharam caminhos variados ao longo de 50 anos” de autoria de  Cleidiana Ramos publicada sábado, 19 de dezembro de 2020  e atualizado em 21/01/2021.

Há 50 anos as festas natalinas espalhavam-se por diferentes partes de Salvador e se estendiam até o Dia de Reis, comemorado em 6 de janeiro. Além dos ternos, era possível encontrar, no período anterior, na véspera e no chamado dia santo do Natal, os bailes pastoris e os ranchos aumentando a programação festiva de verão, já composta pelos bandos anunciadores das homenagens a santos e os banhos de mar à fantasia. É possível verificar um pouco deste contexto na análise da cobertura do ciclo natalino em um período de cinco décadas das publicações de A TARDE. O ponto de partida é 1912, quando o jornal começou a circular.

Em seu primeiro ano, A TARDE preparou uma capa especial para a edição de 24 de dezembro. Os textos foram publicados ao lado de imagens que reproduzem obras de arte com cenas bíblicas. 

Presépios

Uma tradição no Natal da Bahia

Recriando a tradição do presépio:

Vejam o vídeo postado por Idália Argolo registrando a criação de um presépio étnico. Sua postagem nos inspirou a incluir o tema presépios em nosso post natalino.

Video produzido por Idália Argolo, mestra em educação e integrante do grupo Memória da Educação na Bahia. Dirigido aos seus vizinhos de condomínio, o vídeo certamente é um convite à permanência das tradicionais visitas aos presépios expostos em muitos domicílios baianos.

A tradição dos presépios no interior da Bahia

Fonte: Canal O Caboclo Do Sertão.  Vídeo postado em 2018. Disponível em https://www.youtube.com/results?search_query=os+pres%C3%A9pios+do+interior+da+Bahia

Fonte: Canal O Caboclo Do Sertão. Vídeo postado em 2018. Disponível em https://www.youtube.com/results?search_query=os+pres%C3%A9pios+do+interior+da+Bahia

Fonte: Canal O Caboclo Do Sertão. Vídeo postado em 2020. Disponível em https://www.youtube.com/results?search_query=os+pres%C3%A9pios+do+interior+da+Bahia

Foto de parte do presépio que integrou a decoração de Natal de 2021 na Praça Tancredo Neves, em Vitória da Conquista Bahia. Disponível em https://www.pmvc.ba.gov.br/natal-conquista-de-luz-inova-e-surpreende-com-presepio-nordestino/. Acesso em 4/12/2022.

Notícia postada em site da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, em 9 de novembro de 2021, informa: Pela primeira vez, a Prefeitura, numa releitura original e regionalista do nascimento de Jesus, levou para a Praça Tancredo Neves, como parte da decoração do Natal Conquista de Luz, um presépio que celebra as tradições nordestinas, com a apresentação de personagens, figurinos e cenários típicos. Maria carrega um manto tecido de fuxico e crochê e seu vestido é feito de chita. José usa colete e chapéu de couro típico dos vaqueiros. Os três Reis Magos, montados em jumentos, são apresentados como personagens do Reisado, com suas indumentárias coloridas, típicas dos folguedos populares. Já o menino Jesus descansa em um cocho após seu nascimento.

Para ler o texto completo e ver outras fotos do presépio, acesse:

https://www.pmvc.ba.gov.br/natal-conquista-de-luz-inova-e-surpreende-com-presepio-nordestino/

Você já ouviu falar no Presépio de Pipiripau ?

Sobre o presépio

O Presépio do Pipiripau foi criado e idealizado por Raimundo Machado. É um patrimônio cultural e afetivo de Minas Gerais, tombado pelo IPHAN, que narra as principais passagens da história de Jesus Cristo, desde o nascimento até a ressurreição. A obra, que levou 82 anos para ser construída, encanta o Natal de Belo Horizonte, dos mineiros e do Brasil

Um exemplo de preservação e restauração do patrimônio cultural

Com a passagem do tempo houve a necessidade de empreender esforços para restaurar a obra. A preservação e restauração envolveram a participação ativa da Universidade e o aporte de recursos por uma empresa privada. Os vídeos abaixo contam sobre os esforços realizados.

Vídeo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que apresenta a emblemática restauração do presépio do Pipiripau, patrimônio cultural brasileiro desde 1984. O presépio é uma das mais importantes obras artísticas brasileiras, incorporada ao Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB) da Universidade. Disponível em https://www.youtube.com/@ihgmgvirtual79 .

Vídeo disponível em https://www.youtube.com/@CentroCulturalUFMG/videos. Acesso em 5/12/2022.

Uma obra que encanta:

Como descreve Janete Flor de Maio Fonseca no texto a A MODERNIDADE DO PRESÉPIO DO PIPIRIPAU publicado na V.1 n.1 de 2020 da Revista Mescla.

Dos dezembros da minha infância eu nunca me esquecerei de que já no início das férias escolares havia um passeio muito especial, organizado pelas mães das crianças da minha rua na periferia de Belo Horizonte. […]. Eu me lembro de que ficávamos eufóricos quando chegava o dia da visita ao Jardim Botânico, local onde hoje está localizado o Museu de História Natural da Universidade Federal de Minas Gerais. A paisagem era extraordinária, e em nada nos fazia lembrar que estávamos numa cidade grande. Era como se estivéssemos nos aventurando em plena floresta, e precisávamos desbravar todos os seus mistérios. Nós todos, muito curiosos, passávamos o dia a observar os animais silvestres, a diversidade da flora, as exposições de rochas, as réplicas de meteoros, as coleções de insetos, mas, sem sombra de dúvidas, o momento mais aguardado era a visita do Presépio do Pipiripau.
Havia sempre uma fila para aumentar nossa ansiedade e aguçar a nossa imaginação. Do lado de fora, ouvíamos tanto os barulhos das engrenagens do presépio que já conhecíamos quanto as manifestações de surpresa dos expectadores que lá dentro reagiam perante toda a encenação.

Leia o texto na íntegra em https://periodicos.ufop.br/mescla/article/view/4103

E para finalizar ….

Um poema de Manoel Bandeira (1886-1968)   considerado um autor clássico da literatura brasileira do século XX e também autor do famoso poema “Vou-me Embora pra Pasárgada.” Ver biografia em https://www.ebiografia.com/manuel_bandeira/

Canto de Natal

O nosso menino
Nasceu em Belém.
Nasceu tão-somente
Para querer bem.

Nasceu sobre as palhas
O nosso menino.
Mas a mãe sabia
Que ele era divino.

Vem para sofrer
A morte na cruz,
O nosso menino.
Seu nome é Jesus.

Por nós ele aceita
O humano destino:
Louvemos a glória
De Jesus menino.

 Manuel Bandeira

E mais uma imagem da decoração de Natal de 2022, em Salvador

Casa de Papai Noel no Subúrbio Ferroviário de Salvador, na Praça da Revolução, no bairro de Periperi. Foto Disponível em https://www.salvadordabahia.com/o-maior-natal-de-rua-do-brasil/

Deixe seus comentários no formulário abaixo

2 comentários em “Na Bahia: No passado e no presente um Natal de luzes e de presépios

  1. Marlene Maria Joazeiro 23 de dezembro de 2022 — 17:53

    Tudo muito lindo e de uma grande significação para a data e de uma grande contribuição cultural.

    1. Obrigada, Marlene. Suas observações nos animam a continuar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *