Edição fevereiro/março 2022

Em destaque o Desfile das alunas do Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro – Jacobina, em foto do ano de 1960 publicada no livro da professora Alcira Pereira Carvalho Silva escrito por volta de 1985, intitulado A EDUCAÇÃO EM JACOBINA-BAHIA: MEMÓRIAS DE UMA EDUCADORA e assim descrita pela autora: Alunas do CEDBC e o prof. de Educação Física– Adhemar Silveira Carvalho Silva (meu esposo).

NOSSO TEMA EM FEV/MAR DE 2022

Você gosta de história de professores?

Acredita que as histórias de professores revelam a história da escola?

Entre 1900 e 2000, ou seja, no século XX, muitos homens e mulheres atuaram em nossa escolas primárias, tornaram-se professores do ensino médio, ensinaram no interior, na capital, em zonas urbanas e na área rural. Junto, os diplomados e outros professores que não frequentaram o curso normal, “os leigos”, contribuíram para a construção de nossa escola. Para uma história da escola na Bahia é importante conhecer suas histórias e articular as vozes dessas testemunhas oculares com o que dizem as outras fontes.

Concluintes do Curso Normal pelo Instituto Senhor do Bonfim, em Jacobina. Turma de 1942

A série HISTÓRIAS CONTADAS POR PROFESSORES DO SÉCULO XX atende a essa necessidade. E tem início, nessa edição, com uma exposição organizada a partir de um texto que relata a história da educação na cidade de Jacobina, Bahia, escrito por uma professora que contribuiu para a construção dessa história. O texto-provocação dessa edição também aborda o tema da história de professores.

AGUARDEM, em breve estaremos postando a exposição escolar e o texto-provocação

COLABORAÇÕES RECEBIDAS

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é tese-de-Fernanda-2-1.png

A Doutora Fernanda de Oliveira Matos remeteu para divulgação na seção Teses, dissertações e outros textos a sua tese de doutorado defendida no ano de 2021, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Sob a perspectiva teórica da Nova História, a autora apresenta a história da educação em Caetité entre 1900 e 1930. O resultado foi uma pesquisa inédita sobre história da educação e das instituições educativas em Caetité e seus diferentes usos que refletiram na construção da memória e da identidade local em torno da educação.

Nossos agradecimentos a Fernanda, pela confiança.

Clique aqui para ler a tese

POLÍTICA, RELIGIÃO E INSTITUIÇÕES ESCOLARES NO ALTO SERTÃO DA
BAHIA: MEMÓRIA, HISTÓRIA E OS USOS DA EDUCAÇÃO
EM CAETITÉ (1900-1930)

DESEJAMOS CONTAR COM A SUA COLABORAÇÃO

O Blog Modos de Fazer Educação na Bahia – no passado e no presente teve origem no desejo das mulheres do GPEC de partilhar saberes e documentos acumulados em sua trajetória de pesquisa; trocar informações e ideias sobre a escola do passado e do presente.

Para facilitar o conhecimento das possibilidades de participação criamos a página Deseja colaborar ? Lá se encontram informações sobre como participar.

Acesse o link

https://modosdefazer.org/instrucoes-para-colaboradores/

Conheça cada uma de nossas seções e séries e decida como deseja participar

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é logo-2-3-1024x306.jpg

Blog Modos de Fazer Educação na Bahia – no presente e no passado

9 comentários em “Edição fevereiro/março 2022

  1. Tereza Cristina Fagundes 20 de março de 2022 — 17:45

    Fico feliz em ver socializada um m pouco da história de educação na Bahia construída por meus pais – Alcira Pereira Carvalho Silva e Adhemar Silveira Carvalho Silva, na cidade de Jacobina-Bahia, em especial no atual Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro desde a sua fundação em 1954 (com o nome de Ginásio Estadual Deocleciano Barbosa de Castro)

    1. Nós do Blog Modos de Fazer Educação na Bahia é que nos sentimos gratas por você nos possibilitar a divulgação de um conteúdo de interesse para a história da educação e por seu senso de colaboração cedendo o texto e participando da revisão da exposição. Obrigada. Desejamos contar com a sua colaboração em outros momentos de nosso Blog.

  2. Nós do Blog Modos de Fazer Educação na Bahia é que nos sentimos gratas por você nos possibilitar a divulgação de um conteúdo de interesse para a história da educação e por seu senso de colaboração cedendo o texto e participando da revisão da exposição. Obrigada. Desejamos contar com a sua colaboração em outros momentos de nosso Blog.

  3. A história das escolas e das professoras e professores caminham lado a lado. O texto da professora Alcira Pereira Carvalho Silva permite que conheçamos a história da educação, na Bahia, a partir dos elementos que são parte do contexto social e político no contexto de Jacobina. Que bom que o GPEC atua nesse campo resgatando memórias e ajudando a contar a história de nossa educação.

    1. Ana Cláudia, suas palavras animam as pesquisadoras do GPEC a persistir. Você conhece histórias de professores do século XX e XXI que mereçam ser contadas? Faça contato. Pretendemos continuar a publicar essas histórias.

  4. Educação acontece assim, mentes inquietas como a de dona Alcira, alimentam o conhecimento e estimulam as pessoas .

  5. Na Conceição Silva Oliveira 29 de março de 2022 — 18:33

    Iniciativa como essa das pesquisadoras do GPEC é de grande valia, enriquecendo o futuro de nossa Educação mostrando os valores dos professores a exemplo da professora Elvira que deixou um legado maravilhoso!!
    Parabéns!!!
    👏👏👏👏👏👏

  6. Na Conceição Silva Oliveira 29 de março de 2022 — 18:35

    Leia professora Alcira Pereira

  7. Merecem grande reconhecimento as pesquisadoras do GEPEC pela iniciativa de reunir e registrar a historia de pioneiros da educação desde tempos e locais tão distantes, considerando as referências feitas pela professora Alcira da chegada a cidade de Jacobina em 1933 e a formatura na Escola Normal em 1942!
    Em especial a destacar divulgação das memórias da Professora Alcira e do Professor Adhemar, tive o privilégio de conhece-los há anos !
    Tereza, mantenha vivas as reverências ao ancestrais, os bisnetos precisam conhecer o valor dessa História

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close