Hoje, dia de São Pedro…

Em destaque, o Terreiro de Jesus em litografia do francês Philippe Benoist, com base em fotografia de Victor Frond publicada em Paris, em 1858. Título original: Ancien Collége des Jésuites a Bahia.

Disponível no Site Guia Gegráfico Salvador Antiga http://www.salvador-antiga.com/index.html .

É com prazer que nesse dia, ainda de festejos juninos, fazemos divulgação de eventos, livros publicados e dissertação concluída.

O PROMEBA no Portal Bicentenário

O PROMEBA e o Portal do Bicentenário iniciam uma série de 4 lives para reflexão sobre os 200 anos de independência em terras baianas. A primeira live, no dia 01/07 oferece ao público uma discussão importante sobre a Revolta dos Búzios, ocorrida em 1798, sob a liderança de homens negros, em que a ruptura com a colonização e com o regime escravocrata estava posta.

E não esqueça:
Será na sexta, 01/07/2022

19 horas, no canal do Portal do Bicentenário https://www.youtube.com/c/portaldobicentenario e no canal do PROMEBA https://www.youtube.com/channel/UCIv1BC7CyPZVNh3hzLrtwng

Divulgando livros publicados

COLÉGIO DOS JESUÍTAS – 465 anos de história, de autoria de UBIRAJARA DANTAS LEMOS é uma das recentes publicações do PROMEBA. Em primorosa edição de responsabilidade da Editora da Universidade Federal da Bahia, o livro conta a história de uma instituição que faz parte da história da nossa terra.

Capa do livro

Marcadores que acompanharão os exemplares do livro

A Doutora Tereza Cristina Fagundes, que recentemente nos permitiu contar no Blog a história vivida por sua mãe, professora Alzira, em Jacobina, é uma das autoras da obra A CONVERSA SOBRE SEXUALIDADE DO ADOLESCENTE NA ESCOLA.

Trata-se de obra de interessse de pais, professores e administradores da escola e da educação.

Veja abaixo informações para aquisição do livro

Paulo de Tarso, membro do Projeto Memória da Educação na Bahia, publica artigo no livro Instituições Escolares -história, memória e narrativas.

O artigo que Paulo de Tarso escreveu para o livro versa sobre o tema – a escola no subúrbio ferroviário de salvador – e é fruto de pesquisa iniciada no curso de graduação, quando orientando da professora Jaci Menezes. Posteriormente, Paulo deu continuidade ao estudo do tema aprofundando suas investigações. É esse esforço que ele registrou no artigo NOTÍCIAS HISTÓRICAS DA ESCOLA NO SUBÚBIO FERROVIÁRIO DE SALVADOR escrito a partir de uma substancial pesquisa bibliográfica e documental..

Dissertação recebida para depósito

Agradecemos a Railzete Santana Trindade o envio para depósito da sua dissertação O ensino público secundário além das políticas de urbanização: o Centro Educacional Luiz Pinto de Carvalho (1957-1977

A dissertação foi orientada por Solyane Silveira Lima, no Mestrado em Educação da Universidade Federal da Bahia.

Analisa aspectos relacionados ao Ginásio Luiz Pinto de Carvalho desde sua subordinação ao Ginásio da Bahia, em 1957, até 1977 quando torna-se o Complexo Escolar Luiz Pinto de Carvalho, pautando o Ginásio num contexto nacional de expansão da educação secundária. Utilizou fontes como documentos escolares, regimentos internos, periódicos, Diários Oficiais do Estado, documentos localizados em órgãos da Secretaria de Educação do Estado, além de depoimentos de ex-alunos e ex-funcionários. Os resultados apontam para a implantação do colégio como parte das políticas de expansão do ensino secundário, embora tenha sido também fruto de reivindicações dos moradores locais.

E não esqueça de deixar seu comentário...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close