Viva o 2 de julho !

Para iniciar…

Uma afirmação de Afrânio Peixoto sobre o 2 de Julho

“Sete de Setembro foi uma declaração de Independência , realizada pelo Governo da Colônia, contra a Metrópole distante; Dois de Julho – uma conquista da Liberdade, conseguida pelo povo da Bahia, contra as tropas fiéis, apercebida de munição e lealdade, que resistiram e foram vencidas… uma evolução no sul, uma revolução ao norte.
Festas e flores, aclamações e paradas, em S. Paulo e no Rio…na Bahia – sítio, trincheiras, ataques, fome, morticínio, e , com o sangue dos heróis, a Vitória da Independência. Só depois de Dois de Julho de 1823, é o Brasil realmente livre… Viva o Brasil ! Viva a Bahia! “.

Afrânio Peixoto citado por Pedro  Celestino da Silva no número 4 (p.130) da Revista de Educacão de Caetité publicada, em 1927.

Conheça a história do Dois de Julho contada por duas vozes

A voz de Manuel R. Querino

No texto Notícia histórica sobre o 2 de julho de 1823 e sua comemoração na Bahia publicado originalmnete, em 1923, na Revista do IGHB.

TEXTO EXTRAÍDO DA OBRA Manuel Querino: seus artigos na Revista do Instituto Geográfico e da Bahia publicada pelo IGHB, em 2009, organizada por Jaime Nascimento e Hugo Gama.
Disponível na Biblioteca do IGHB
Para venda on-line na Livraria Virtual

Veja o texto em PDF

A voz de Pedro Celestino da Silva

No texto Dous de Julho publicado, em 1927, no número 4 (p.125-130) na Revista de Educacão de Caetité.

Veja o texto em PDF

Vamos ouvir o Hino ao 2 de julho – Orquestra Neojibá ?

Vídeo – Orquestra Juvenil NEOJIBA e Tatau interpretando o Hino ao 2 de Julho, produzido para exibição na cerimônia de formatura dos alunos do Centro Tecnologico Social do Pelourinho.

Você sabia que as tropas do 2 de Julho também passaram por Lauro de Freitas?

O historiador Gildasio Freitas nos lembrou enviando uma mensagem. Veja abaixo.

E para concluir…

Veja o que Borges dos Reis escreveu sobre Maria Quitéria, em 1917, no livro Leituras Cívicas para o ensino primário.

2 comentários em “Viva o 2 de julho !

  1. Professora Elizabete, Gpec, um deleite ler um blog de tão importantes e lindas revelações sobre a nossa Bahia e a história de sua educação. Essa edição do 2 de julho me emocionou! Parabéns…

    1. Obrigadão Simone. Ficamos felizes por você ter curtido o post sobre 2 de Julho. Esperamos que sempre mantenha contato e nos fale do que gostou e também das suas expectativas sobre o nosso trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close